Área Afetada por Fogos na Sibéria Aumentou Milhares de Hectares - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Área Afetada por Fogos na Sibéria Aumentou Milhares de Hectares


A área afetada pelos incêndios florestais na Sibéria aumentou em dezenas de milhares de hectares nas últimas 24 horas. Autoridades foram acusadas de manipular dados sobre os fogos e o sucesso dos trabalhos de extinção.

"Em comparação com ontem [terça-feira], há quatro novos focos, que ocupam uma área de 25 mil hectares", indicou o Ministério para Situações de Emergência russo num comunicado citado pela agência de notícias Ria Novosti.

Os fogos florestais que há várias semanas afetam várias zonas da Sibéria abrangem atualmente cerca de 2,4 milhões de hectares (24 mil quilómetros quadrados), segundo números divulgados pelo Ministério.

O estado de emergência foi decretado nas regiões de Irkutsk, Buriácia, Sakha e Krasnoyarsk.

O comunicado reflete a situação em Irkutsk, onde está localizado o lago Baikal e que é um dos mais afetados pelos incêndios, onde atualmente existem 136 focos ativos, equivalentes a 675.488 hectares de floresta.

Os incêndios também se expandiram na região vizinha de Krasnoyarsk, referiram as autoridades, onde a área afetada aumentou na noite passada de 30 mil para 859 mil hectares.

Segundo a organização não-governamental Greenpeace, 90% dos incêndios estão nas chamadas "zonas de controlo", áreas remotas onde as autoridades locais não são obrigadas a intervir para combater as chamas.

Nas próximas semanas a situação na Sibéria "possivelmente continuará a ser catastrófica", devido às condições meteorológicas e à força e direção do vento, alertou a Greenpeace.

Na terça-feira, centenas de habitantes de Novosibirsk, uma das maiores cidades da Sibéria, saíram às ruas para protestar contra a recusa das autoridades em alocar recursos para a extinção de fogos na floresta siberiana de taiga.

Face às críticas, a Procuradoria-Geral da Rússia anunciou que vários dados estatísticos sobre os fogos florestais foram manipulados por autoridades locais.

"Detetámos a deturpação de dados sobre a data de extinção dos incêndios. Podemos falar com certeza de manipulações em Irkutsk e noutras regiões", disse o porta-voz do departamento de proteção ambiental da Procuradoria-Geral russa, Roman Fedosov, citado pela agência EFE.

Além das datas de extinção dos fogos, foram manipulados dados relativos aos locais dos incêndios e à distância em relação às populações mais próximas, ação que dificultou ou impediu a reação adequada dos serviços de emergência, precisou.

O responsável acrescentou que ainda estão a ser analisados os dados de Krasnoyarsk, região que, com a de Irkutsk, é uma das mais afetadas pelos fogos, assim como da Buriácia.

O porta-voz apontou outros fatores adversos ao combate aos incêndios como a burocracia e a má gestão da polícia local, apontando que desde o início do ano apenas foi aberto um processo por fogo posto, num contexto em que, assegurou, a principal causa dos fogos florestais este ano foi o "fator humano".

As autoridades anunciaram que vão investigar informações sobre a possível natureza intencional de alguns incêndios, a fim de ocultar casos de extração ilegal de madeira.

Embora os incêndios na Sibéria sejam comuns no verão, o desastre deste ano adquiriu uma magnitude "planetária", consideram os ambientalistas.

Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário