Ministro da Administração Interna visita o Centro de Formação de Sintra da ENB - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Ministro da Administração Interna visita o Centro de Formação de Sintra da ENB


O Ministro da Administração Interna, Dr. Eduardo Cabrita, deslocou-se no dia 10 de julho ao Centro de Formação de Sintra da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), para conhecer as instalações e o trabalho desenvolvido pela instituição na formação dos bombeiros portugueses e demais agentes de proteção civil. 

O presidente da Direção da ENB, Dr. José Ferreira, deu as boas-vindas à comitiva ministerial que integrava ainda o Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Tenente-General Mourato Nunes, o Secretário de Estado da Proteção Civil, Eng.º José Artur Neves, o Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Dr. Basílio Horta, o Vereador do Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Sintra, Dr. Domingos Quintas, e o Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Comandante Jaime Marta Soares. 

A visita começou com uma apresentação relativa à missão da ENB e os recursos materiais, pedagógicos e financeiros que utiliza para formar milhares de bombeiros e agentes de proteção civil em todo o país, realizada pelo Presidente da instituição. No final da qual o Ministro reconheceu a importância e o papel insubstituível da ENB, reiterando o seu apoio ao reforço e ao desenvolvimento atual e futuro da instituição. 

A comitiva seguiu depois para o Centro de Simulação e Realidade Virtual (CSRV), no qual a ENB emprega a mais recente tecnologia nesta área ao serviço da formação de bombeiros. Depois de contactar com os formandos do Curso Piloto Liderança na Atividade de Bombeiro – Avançado, o primeiro implementado pela ENB para quadros de comando, o ministro experimentou o novo simulador de helicóptero e os óculos de realidade virtual. Inaugurado em 2015, o CSRV é considerado um "centro de excelência XVR Simulation Software" e dos melhores a nível mundial. 

Já no pavilhão de formação prática o Ministro contactou com os jovens e futuros profissionais de emergência pré-hospitalar que se encontram a frequentar o curso de Tripulante de Ambulância de Socorro, provenientes de vários pontos do país, bem como com a respetiva equipa de formadores. 

Esta deslocação à ENB serviu ainda para conhecer o Campo de Treinos de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais (CTIUI), inaugurado em 2016, e que conquistou este ano o certificado internacional de qualidade NP EN ISO 9001:2015, atribuído pela Empresa Internacional de Certificação, S.A. (EIC). 

No CTIUI a comitiva assistiu à simulação de um incêndio de grande dimensão, num reservatório de combustível, e à sua extinção pela ação dos bombeiros. A comitiva visitou ainda os simuladores de busca e salvamento e assistiu à demonstração do comportamento extremo do incêndio num interior dum compartimento.

No final da visita, os formandos do Curso de Piloto Liderança na Atividade de Bombeiro – Avançado receberam os certificados de formação das mãos dos representantes dos organismos oficiais que integravam a comitiva. O Presidente da ENB, Dr. José Ferreira, agradeceu a todos os presentes e entregou ao Ministro uma medalha da ENB.

Sem comentários:

Enviar um comentário