Dez concelhos dos distritos de Viseu, Guarda e Bragança em risco máximo de incêndio - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 4 de julho de 2019

Dez concelhos dos distritos de Viseu, Guarda e Bragança em risco máximo de incêndio


Dez concelhos dos distritos de Viseu, Guarda e Bragança apresentam esta quinta-feira um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Tarouca, Tabuaço e Penedono (Viseu), Vila Nova de Foz Coa e Figueira de Castelo Rodrigo (na Guarda) e Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Alfândega da Fé e Vimioso (Bragança).

O IPMA colocou também mais de 40 concelhos de Faro, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Portalegre, Guarda, Bragança, Viseu e Vila Real em risco muito elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para esta quinta-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de muito nublado no litoral da região Norte e nas regiões Centro e Sul até início da tarde, podendo essa nebulosidade persistir em alguns locais do litoral oeste durante o dia.

Está também prevista a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral oeste a sul do Cabo Mondego até início da tarde.

Durante a tarde, prevê-se um aumento temporário de nebulosidade no interior da região Norte com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante oeste, sendo do quadrante sul até meio da tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura máxima, em especial no interior.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 13 graus Celsius (em Portalegre e na Guarda) e as máximas entre os 23 (no Porto e em Viana do Castelo) e os 31 (em Bragança).

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário