Bombeiros Voluntários de Penafiel Comemoram 138 Anos com Duas Novas Viaturas - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Bombeiros Voluntários de Penafiel Comemoram 138 Anos com Duas Novas Viaturas


Os Bombeiros Voluntários de Penafiel vão celebrar no próximo fim-de-semana 138 anos com a bênção de uma nova ambulância do INEM e outra de socorro, a habitual atribuição de medalhas e a formalização de novos bombeiros.

O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, Eduardo Nunes, explica que as ambições para os próximos tempos passam por recuperar a parte exterior do parque automóvel para que fique “mais bonito e moderno” e também uma reparação na área de lazer do pessoal.

Outra das novidades deste ano foi a aquisição de tesouras de desencarceramento, que têm, geralmente, um “desgaste rápido” e servem para cortar as viaturas, no caso de um acidente, para ajudar a retirar as pessoas do interior. “São os tais investimentos que não se vêem, mas que têm de estar sempre lá e Deus queira que nunca sejam precisos”, conclui.

Em Março deste ano, tomou posse o novo comandante, Alexandre Alves, que revelou, na altura, ao Verdadeiro Olhar que uma das apostas seria na revitalização da secção de Abragão. Eduardo Nunes explica que já estão “em campo com a junta de freguesia” a tentar “incentivar a população, a juventude, a aderirem porque é sempre muito difícil arranjar voluntários” nestes locais com menos pessoas. Refere que têm entregue panfletos e conversado com a população, mas que têm sempre lá uma equipa (principalmente, nesta altura do ano), já que os novos elementos que adquirirem terão sempre de passar por um período de formação que demora, “no mínimo, dois anos”. “Estamos a criar é novos bombeiros”, remata.

Com um total de cerca de 150 pessoas envolvidas na associação, segundo refere o presidente, a corporação tem muitos jovens e vão apresentar novos bombeiros durante as comemorações do aniversário. “Quantos mais, melhor. Uma das nossas vontades é começar também junto da população a cativar os jovens”, refere.

“Podemos dizer que temos uma grande responsabilidade de ser bombeiro, hoje em dia. Temos formação, o que não quer dizer que sejam melhores ou piores, mas, neste momento, é outro nível. Com o evoluir dos tempos, todas as coisas vão avançando”, continua, dizendo que “é sempre muito difícil” terem mais jovens, mas que estão “assegurados”.

As dificuldades, neste momento, passam pela “falta de investimento do Estado” e “são inerentes a todas as corporações a nível nacional”. Eduardo Nunes salienta que, no caso de Penafiel, os carros têm já 30 ou mais anos e, apesar de “bem conservados” e com poucos quilómetros, “precisam de ser mais avançados, mais modernos”, investimento que “compete à parte governamental”.

As celebrações deste 138.º aniversário vão começar no sábado, pelas 9h00, com o hastear das bandeiras, salva de morteiros e romagem aos cemitérios onde estão elementos que passaram pela associação. No domingo, pelas 9h00, há o hastear das bandeiras e a formatura geral, seguida da salva de morteiros e recepção às entidades. Depois, há um desfile apeado e motorizado, uma missa e um almoço de confraternização.

O presidente refere ainda que cerca de 20 bombeiros irão receber medalhas pelos anos que estão presentes na corporação (cinco, 10, 15 anos).

Fonte: Verdadeiro Olhar

Sem comentários:

Enviar um comentário