INEM promove Ação de Sensibilização na Escola Secundária de Penafiel para cerca de 500 estudantes - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 24 de junho de 2019

INEM promove Ação de Sensibilização na Escola Secundária de Penafiel para cerca de 500 estudantes


O INEM, em conjunto com os seus parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) Bombeiros Voluntários de Penafiel, Paços de Sousa e Entre os Rios, juntamente com Enfermeiros do Hospital Padre Américo, do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, desenvolveu no passado dia 12 de junho uma Ação de Sensibilização na Escola Secundária de Penafiel. Entre formandos e formadores estiveram presentes cerca de 500 pessoas.

Esta ação, dividida por quatro períodos, teve como finalidade sensibilizar sobre o que deve ser feito em caso de emergência médica e como realizar corretamente manobras de SBV em vítimas de paragem cardiorrespiratória(PCR). A PCR é um acontecimento súbito, constituindo-se como uma das principais causas de morte em todo o mundo. O SBV aumenta substancialmente a probabilidade de sobrevivência da vítima quando iniciado nos primeiros minutos após a paragem cardíaca e consiste essencialmente em duas ações: compressões torácicas e ventilações.

O público que esteve presente nesta Ação apreendeu desta forma noções importantes sobre o alerta para os serviços de emergência médica, ativando precocemente o Sistema Integrado de Emergência Médica através do Número Europeu de Emergência – 112, aplicando o mais cedo possível manobras de SBV.

Este dois passos constituem 2 dos 4 elos fundamentais da Cadeia de Sobrevivência. Quanto mais pessoas souberem o que fazer em caso de emergência médica e mais concretamente em caso de PCR, mais segura se torna a sociedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário