GIPS da GNR, Todos Criticam Mas Ninguém Luta por Melhor - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 25 de junho de 2019

GIPS da GNR, Todos Criticam Mas Ninguém Luta por Melhor


Custa-me imenso ver tantas e tantas criticas aos GIPS da GNR, mas o que mais custa e entristece, é ver essas criticas virem grande parte das vezes de bombeiros.

Todos nós sabemos que o Estado investiu, investe, e vai continuar a investir nesta força, mas a minha pergunta é a seguinte: "que culpa tem os elementos dos GIPS?"

Dá que pensar, pelo menos a mim dá.

Os GIPS antes de tudo são agentes da autoridade, facto que ninguém se deve esquecer, se me perguntarem o que penso sobre eles apagarem incêndios, simplesmente vos digo que tenho a minha opinião, mas mais uma vez deixo a pergunta no ar:
" que culpa tem estes elementos que decidiram ingressar nos GIPS?"

Acreditem, eles não pediram nada a ninguém, simplesmente estão a fazer aquilo que lhes compete, estão a fazer aquilo para que foram criados, estão a fazer o trabalho deles.

As criticas que vejo todos os dias prendem-se com verbas atribuídas a uns e a outros, verbas que não são iguais, verbas que poderiam ser muito mais bem distribuídas, mas caramba, isso são outras conversas, nada dá o direito de se escrever e dizer o que muito por aí tenho visto.

Sei que já devem estar a pensar, "mas este gajo é burro ou quê?"

Pois bem eu digo-vos, sou bombeiro à quase 30 anos e defendo os bombeiros com unhas e dentes, mas como não gostei de ver as milhares de criticas feitas recentemente a um bombeiro de Ponte de Lima por um salvamento de um gato que pode não ter sido melhor, também não gostaria de ser criticado se pertencesse aos GIPS.

Podem dizer ou pensar o que quiserem sobre este  meu post, mas é só a minha opinião e vale o que vale.

FORAM ATRIBUÍDOS APOIOS PARA A GNR, PARA A OPERADORA DA REDE NACIONAL DE EMERGÊNCIA E SEGURANÇA, MAS PARA OS BOMBEIROS NÃO VEIO NADA. O ESTADO E O PODER POLÍTICO CONTINUAM A DISCRIMINAR OS BOMBEIROS

E agora mais uma vez coloco a pergunta: "que culpa tem os elementos dos GIPS?"

O poder político fala muito nos bombeiros, agora efectivamente nada tem sido colocado à disponibilidade do agente da protecção civil bombeiros para que o socorro às populações melhore. O modelo tem de ser revisto, as tutelas, o poder central e o poder autárquico têm que dizer o que é que querem e chegarem-se à frente. Temos de avançar para a contratualização, os bombeiros têm de dispor de viaturas, equipamentos e recursos humanos.

Os voluntários são tratados abaixo de cão, não têm uma simpatia, de um desconto de um transporte público, não têm ajuda para os estudos dos filhos. Em França são atribuídas compensações aos bombeiros ou são-lhes atribuídos descontos no IRS ou apoios na habitação.

E uma vez mais eu pergunto: "que culpa tem os elementos dos GIPS???"

Quando foi criada a Força Especial de Bombeiros quase que caía o Carmo e a Trindade e que é que os bombeiros fizeram??? NADA absolutamente NADA, limitaram-se a criticar à semelhança do que se tem feito com os GIPS.

Há dinheiro para tudo, mas não há dinheiro para os bombeiros.
A tutela diz que os bombeiros são imprescindíveis, mas é preciso passar aos actos e não ficarmos nos discursos. Temos que mudar este modelo. Os bombeiros não podem continuar a ser maltratados.

Caros companheiros, está na hora da mudança, está na hora de parar de reclamar e colocar os pés ao caminho, o modelo tem de ser revisto, as tutelas, o poder central e o poder autárquico têm que dizer o que é que querem dos bombeiros e chegarem-se à frente.

Caríssimos, vamos parar de apontar o dedo, vamos parar de criticar os GIPS, a FEB, os Sapadores Florestais, os Meios Aéreos, porque na verdade, na hora do aperto e das aflições, todos são precisos e todos somos poucos.

De uma coisa podem ter a certeza, a mim nunca me vão ouvir a criticar nem os GIPS nem a FEB.

Sem comentários:

Enviar um comentário