Bombeiros Voluntários de Paredes comemoraram 135 anos com bênção de viatura - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 3 de junho de 2019

Bombeiros Voluntários de Paredes comemoraram 135 anos com bênção de viatura


Os Bombeiros Voluntários de Paredes celebraram este sábado 135 anos, com a bênção de uma ambulância de transporte de doentes e com a distinção de vários elementos.

A tarde, marcada pelo calor intenso, começou com uma missa no quartel para todos os presentes, seguida da bênção da nova viatura, que foi depois apadrinhada pelo presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, e pelo vereador da Protecção Civil, Elias Barros.

Este veículo vai juntar-se às 28 viaturas operacionais de que este corpo de bombeiros dispõe. Em frente ao quartel, desfilaram 14 delas, que correspondem aos veículos de assistência, transporte, emergência e combate a fogos, que se juntaram a três viaturas históricas.

A habitual condecoração de bombeiros aconteceu ainda no exterior do quartel, onde 15 elementos receberam medalhas pelos cinco, 10, 15 e 30 anos de serviço, incluindo o secretário-relator do Conselho Fiscal da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes, José Gonçalves, recebeu uma distinção pelos “bons serviços prestados”. A autarquia também recebeu da parte da corporação de bombeiros uma lembrança alusiva ao aniversário.

“A dignidade não consiste em possuir as honrarias, mas sim em merecê-las e esse é, sem dúvida, o vosso caso. Sinto um orgulho enorme nas mulheres e homens que tenho o privilégio de comandar”, sublinhou José Morais, comandante dos Bombeiros Voluntários de Paredes. “Estaremos, como sempre, na linha da frente do socorro às populações. Os paredenses sabem que podem contar com os seus bombeiros como principal agente de protecção civil, com profissionalismo, responsabilidade, dedicação e competência”, continuou.

Mais tarde, Carlos Pereira, antigo comandante e inspector de bombeiros, foi agraciado com um crachá de ouro pela Liga dos Bombeiros Portugueses devido à “referência que é nos bombeiros e pela humildade, dedicação e pelo percurso e contributo verdadeiramente inquestionável na dignificação dos bombeiros portugueses”, segundo José Morais.

O antigo comandante, que “não contava” com a condecoração, referiu que esta distinção é “um motivo de orgulho” e um “enorme privilégio” e a “prova evidente” dos laços de amizade que o unem a tanta gente. Sublinhou o papel de José Morais como o seu “ombro amigo” e “confidente” e também o de Guedes de Moura, inspector regional dos Bombeiros do Norte, como o “grande mentor para abraçar esta causa” e não desistir.

“Quantas vezes esquecemos dos nossos para atender os outros, mas eles tentaram sempre compreender”, disse referindo-se à mulher e à filha, presentes na cerimónia, acrescentando, emocionado, que acredita que o “filho Pedro, que morreu há um ano, teria ficado muito orgulhoso”.

As palavras de elogio a todos os elementos que compõe esta corporação aniversariante não faltaram. “Esta equipa tem de ser louvada. Se dependesse de mim, seriam todos condecorados”, exclamou António Ferreira, presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes, acrescentando que “são eles que merecem todos estes elogios, tomaram conta dela [da associação] na bancarrota, sem deverem um tostão a ninguém e com obras feitas”.

Fonte: Verdadeiro Olhar

Sem comentários:

Enviar um comentário