Sismo de Magnitude 8,2 Cenário de Exercício de Treino para Bombeiros - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sábado, 27 de abril de 2019

Sismo de Magnitude 8,2 Cenário de Exercício de Treino para Bombeiros


Um sismo de magnitude 8.2 na escala de Richter foi o cenário que, esta sexta-feira, serviu de cenário a um exercício destinado a testar a capacidade do Grupo de Salvamentos Especiais dos Bombeiros Voluntários de Portimão (BVP) em situações de catástrofe. 

Um total de 40 soldados da paz, que se encontram acantonados na zona do Chão das Donas desde há cerca de uma semana, num curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, ministrado pela Escola Portuguesa de Salvamento, perfuraram blocos de betão-armado e carregaram cargas pesadas . 

Desde o início da formação que não vão a casa e vivem como se estivessem num cenário real de catástrofe. "Trata-se de melhorar a competência dos recursos humanos, direcionados para situações de exceção", frisou ao CM Richard Marques, comandante dos BVP. 

Concelho tem já sirene para alerta de tsunamis 

O concelho de Portimão é já pioneiro, no Algarve, na instalação de uma sirene de alerta de tsunamis, caso ocorra uma catástrofe desse género, que poderá seguir-se a um sismo de grande magnitude. O equipamento está instalado na Fortaleza de Santa Catarina, na Praia da Rocha. 

Foi testada pela primeira vez no dia 5 de novembro do ano passado, no âmbito do exercício A Terra Treme. Em breve deverão ser colocados mais equipamentos sonoros em três outros pontos do concelho. 

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário