"Câmara de Pedrógão Grande Não Aprendeu Coisa Alguma" - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 8 de abril de 2019

"Câmara de Pedrógão Grande Não Aprendeu Coisa Alguma"


Xavier Viegas diz que o ofício do Instituto da Conservação da Natureza e Floresta (ICNF) sobre o novo plano contra incêndios de Pedrógão Grande revela que o município não aprendeu nada com a tragédia de 2017 em que morreram 66 pessoas e mais de 250 ficaram feridas.

O especialista em incêndios florestais e autor do relatório encomendado pelo Governo sobre o incêndio de Pedrógão Grande comenta à TSF que as falhas detetadas são muito graves e demonstram que "a autarquia perdeu o tino e certamente não foi por falta de dinheiro que não se fez um trabalho melhor".

O professor da Universidade de Coimbra refere que podem existir outros concelhos com problemas semelhantes, mas o facto de isto acontecer em Pedrógão Grande é ainda mais grave pois toda a gente sabe a tragédia que ali aconteceu em junho de 2017.

Como a TSF já tinha noticiado, o novo Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios de Pedrógão Grande foi chumbado em janeiro pelo ICNF, num parecer vinculativo, depois de já em 2015 o anterior plano também ter sido chumbado.

Há oito anos que, contrariando a lei, Pedrógão Grande não tem qualquer plano de defesa da floresta aprovado.

Fonte: TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário