Módulo de Emergência do INEM Certificado pela OMS - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 21 de março de 2019

Módulo de Emergência do INEM Certificado pela OMS


Certificação garante cumprimento de padrões para projeção nacional e internacional na resposta a Catástrofes. Peritos da OMS realizaram nos dias 20 e 21 de março as visitas técnicas finais que permitiram a certificação.

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) concluiu hoje o processo de certificação do seu módulo de emergência médica e profissionais (PT EMT) junto da Organização Mundial de Saúde (OMS). Com esta certificação, o INEM vai poder integrar o seu equipamento e profissionais em missões humanitárias de resposta a acidentes graves e catástrofes em cenários nacionais e internacionais.

Para garantir padrões de qualidade no atendimento clínico em contextos de exceção tais como Acidentes Graves ou Catástrofes, foi lançado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) um mecanismo de classificação de Módulos de Emergência Médica dos diversos países, que define as caraterísticas e as tipologias inerentes às Equipas de Emergência Médica.
Este é um processo de qualidade gerido pela OMS e que resulta na atribuição da classificação como “Emergency Medical Team” (EMT), garantindo desta forma o cumprimento dos padrões e princípios mínimos para projeção nacional e internacional na resposta a situações de catástrofe e/ou conflito.

Conforme decorre da sua missão, tanto em contexto nacional como internacional, a resposta do INEM exige capacidade de projeção de equipas de emergência médica nos diversos teatros de operações.
Desta forma, e num processo de certificação iniciado em 2017, o Ministério da Saúde e o INEM assumiram o compromisso de certificar o Módulo de Emergência Médica Tipo 1 fixo do INEM, empenhando-se na avaliação e reestruturação da capacidades de resposta à emergência e à catástrofe em Portugal e na União Europeia.

A certificação das capacidades dos Módulos de Emergência Médica permite melhorar a resposta em território nacional a cenários de acidente grave ou catástrofe e a sua integração ao nível do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, e por conseguinte a sua seleção pela União Europeia para intervenção no quadro da assistência internacional.

O PT EMT é uma equipa portuguesa de profissionais de saúde que tem como objetivo prestar cuidados de saúde a populações afetadas por emergências complexas ou catástrofes, em apoio ao sistema de saúde local. Para tal, dispõe de uma organização que lhe permite:
• Triagem e avaliação inicial;
• Estabilização inicial e referenciação de um elevado número de vítimas de trauma ou doença;
• Tratamento definitivo de situações minor de trauma ou doença;
• Recurso a suporte imagiológico por RX;
• Em situação de exceção, criar um fluxo de estabilização inicial de vítimas e controlo da evacuação secundária para os hospitais de referência.

A implementação do PT EMT no terreno pressupõe autossuficiência de 14 dias. A sua estrutura é modular, existindo uma componente de atendimento clínico e uma componente de base de operações que inclui toda a estrutura logística necessária ao funcionamento autónomo deste módulo.
O Instituto Nacional de Emergência Médica é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde. Através do Número Europeu de Emergência – 112, este Instituto dispõe de múltiplos meios para responder a situações de emergência médica.

Sem comentários:

Enviar um comentário