Bombeiros Reúnem-se para Decidir Protestos Contra Lei Orgânica da Proteção Civil - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 25 de março de 2019

Bombeiros Reúnem-se para Decidir Protestos Contra Lei Orgânica da Proteção Civil


A promulgação, por parte do presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, da nova lei orgânica da Proteção Civil, não vai ficar sem resposta por parte dos bombeiros. Depois de no fim do congresso da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), realizado no sábado, em Aveiro, o presidente daquele organismo, Jaime Marta Soares, ter deixado no ar a hipótese de "uma rebelião" das corporações a nível nacional, o CM sabe que o conselho executivo da Liga vai reunir-se nos próximos dias para acertar posições quanto a formas de luta. 

A LBP, enquanto organismo representante das mais de 400 corporações de bombeiros existentes no país, não aceita que os bombeiros fiquem sujeitos às Comunidades Intermunicipais. Ainda segundo Jaime Marta Soares referiu no sábado, os bombeiros continuam a defender um comando de bombeiros autónomo, algo que a nova lei não introduziu. Apesar de criar uma Direção Nacional de Bombeiros, a nova lei orgânica da Proteção Civil mantém-na na dependência da nova Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). 

Além de ponderarem não integrar o próximo Dispositivo de Combate a Incêndios Rurais, os bombeiros admitem, por exemplo, voltar a não comunicar as ocorrências aos Comandos Distritais de Operações de Socorro, e até regressar à rua em protestos.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário