Retomado Plano de Fogo Controlado no Montemuro - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Retomado Plano de Fogo Controlado no Montemuro


O município de Cinfães retomou, em dezembro de 2018, os trabalhos iniciados no âmbito do Plano Municipal de Fogo Controlado da Serra de Montemuro.

Os técnicos do município e da Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega, as equipas de sapadores florestais e dos bombeiros voluntários, estão no terreno a acompanhar as ações que arrancaram na União das freguesias de Alhões, Bustelo, Gralheira e Ramires e na freguesia de Tendais. Estas ações decorreram nos dias 10 e 11 de dezembro e nos dias 8 e 9 de janeiro, onde foi efetuada a gestão de 123,70 hectares, com o recurso à técnica do fogo controlado.

Este plano encontra-se inserido na estratégia do município em matéria de defesa da floresta contra incêndios e tem como objetivo a defesa da Serra do Montemuro e a prevenção de grandes incêndios florestais, assim como ambiciona promover a renovação de pastagens de uma forma sustentável e ordenada. 

Estas ações estão a ser executadas com a supervisão de um técnico credenciado em fogo controlado, pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e apenas quando as condições climatéricas o permitem.

Sem comentários:

Enviar um comentário