Prémio Bombeiro de Mérito: Reconhecimento ao Mérito e à Coragem - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Prémio Bombeiro de Mérito: Reconhecimento ao Mérito e à Coragem


O Prémio Bombeiro de Mérito, que este ano vai ter mais uma edição, é uma iniciativa da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) através da qual se pretende trazer ao conhecimento da opinião pública e da sociedade em geral o mérito e a coragem demonstradas por bombeiros no desempenho das mais diversas missões. Muitas vezes com risco da própria vida, em circunstâncias extremas, e evidenciando níveis de formação, preparação, qualidades e competências excepcionais.

Ao longo de cada ano, na rotina própria de cada associação humanitária e corpo de bombeiros os seus operacionais, mulheres e homens avessos à visibilidade e às honrarias, contudo, são protagonistas de momentos extraordinários de dedicação e abnegação para com o próximo vividos em ambiente de aparente normalidade mas que traduzem gestos heróicos de vitória sobre a adversidade e a própria morte.

O mérito dos seus gestos vale por si. E no apoio e no socorro que garantem às vítimas de um acidente, de um incêndio e de tantas situações do dia a dia um simples obrigado basta-lhes como recompensa.

As mulheres e homens bombeiros têm convicções. Tão fortes que, o sentimento do dever cumprido é para eles algo que lhes cala muito fundo, que dá sentido à sua opção de ser bombeiro, de ser um cidadão comprometido, diferente, porque escolheu ser assim e assim quer continuar. Pedem apenas que lhes dêem condições para tal.

Essa enorme riqueza moral que estas mulheres e homens afirmam deve merecer da sociedade, do próprio Estado, o devido respeito e reconhecimento.

Quando pugnamos pela existência do Cartão Social do Bombeiro, e de todo o conjunto de incentivos ao voluntariado nele incluídos, fazemo-lo na convicção de que, inequivocamente, são merecedores deles em função dos prejuízos familiares, profissionais e económicos que o exercício do voluntariado lhes acarreta na sociedade competitiva e egoísta em que vivemos.

A sociedade é-lhes credora do maior respeito e admiração que, contudo, não se tem traduzido nas medidas concretas e suficientes, não para que sintam cumulados de distinções, mas para que lhes possam ser dispensadas as condições necessárias para continuarem a missão, para que se disponibilizaram, para que se formaram, para que continuamente treinam e ganham mais competências.

É nesse sentido que o Cartão Social do Bombeiro ganha toda a sua dimensão, actualidade e justificação. E é por ele que vamos continuar a pugnar.

O Prémio Bombeiro de Mérito é também, no seio das associações e corpos de bombeiros, o modo de destacarmos as boas práticas, os actos nobres, para reforçar, precisamente, o crédito que lhes é devido a todos, e de modo especial aos galardoados, do respeito e da admiração por parte da comunidade onde vivem e a quem querem continuar a prestar serviço.

A par da distinção para os bombeiros, o Prémio inclui um conjunto de menções honrosas, através das quais se torna possível também mostrar reconhecimento, respeito e admiração por quem os ajuda.

Assim, como em anos anteriores, haverá menções para a Câmara Municipal com maior relevância no apoio aos seus bombeiros, e para as personalidades da sociedade portuguesa, empresários e entidades que pela sua postura têm contribuído para a promoção, valorização e dignificação das estruturas dos bombeiros.

No conjunto das menções honrosas entendemos também premiar o dirigente associativo e o quadro de comando cuja acção se revele como excepcional nas áreas das respectivas competências.

Todos sabemos, e a cada passo se prova precisamente isso, que os bombeiros, os comandos e os dirigentes não trabalham, nem para as medalhas, nem para os prémios. Trabalham objectivamente para a sua missão de apoiar e socorrer o seu próximo.

Mas há momentos em que importa não deixar morrer esses exemplos. Por um lado, para que a própria sociedade os reconheça. E, por outro lado, para que as novas gerações conheçam e se revejam nesses exemplos.

Uma sociedade mais feliz e mais justa é um objectivo universal, pelo qual todos os cidadãos, à partida, lutam.

As mulheres e homens bombeiros, porventura mais do ninguém, são os grandes obreiros dessa sociedade, mesmo que ela não lhes seja suficientemente reconhecida e grata.

LBP

Sem comentários:

Enviar um comentário