INEM reforça capacidade do Sistema Integrado de Emergência Médica com a criação de oito novos PEM - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

INEM reforça capacidade do Sistema Integrado de Emergência Médica com a criação de oito novos PEM


O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) assinou no final do mês de dezembro de 2018, oito novos protocolos de colaboração com entidades parceiras no Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) com vista à constituição de oito novos Postos de Emergência Médica (PEM).

A celebração destes protocolos prevê que o INEM subsidie a aquisição e o equipamento das Ambulâncias de Socorro e atribua um subsídio anual para funcionamento destes meios de socorro. Cabe às entidades parceiras, Corpos de Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa, disponibilizar os recursos humanos para tripular as Ambulâncias 24 horas por dia, 365 dias por ano.

As Ambulâncias de Socorro são destinadas à estabilização e transporte de doentes que necessitem de assistência durante o transporte até às unidades de saúde. A tripulação e os equipamentos destas Ambulâncias permitem a aplicação de medidas de Suporte Básico de Vida. Estão ainda equipadas com Desfibrilhador Automático Externo, um importante recurso para a assistência a vítimas de paragem cardiorrespiratória.

Os parceiros que celebraram protocolos no final do ano passado foram:

Na região norte: Bombeiros Voluntários (BV) de Matosinhos/Leça; BV de Felgueiras; BV Caldas das Taipas;

Na região centro: Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) da Figueira da Foz;

Na região sul: BV Parede; BV Azambuja; BV Sul e Sueste – Barreiro; CVP de Setúbal.

O INEM, juntamente com os seus parceiros no SIEM, continua a reforçar a capacidade de resposta da emergência médica. Através do Número Europeu de Emergência – 112, os cidadãos que se encontrem em Portugal Continental podem aceder a uma resposta na área da emergência médica que é de qualidade e que pode fazer a diferença. Recorde-se que em caso de emergência médica os cidadãos devem ligar 112 e colaborar com os serviços de emergência, respondendo às questões que lhe são colocadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário