Bombeiros de Salvaterra têm Contas Bancárias Penhoradas - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Bombeiros de Salvaterra têm Contas Bancárias Penhoradas


As contas bancárias da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos (AHBVSM) estão penhoradas há vários dias, na sequência do processo judicial que envolve o despedimento do anterior comandante da corporação, Paulo Dionísio.

Neste momento, esta situação impede a associação de fazer quaisquer movimentos com dinheiro, pelo que é a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos que, para já, está a assumir as despesas com o gasóleo para as viaturas, para garantir a operacionalidade diária do corpo de bombeiros.

A situação foi confirmada à Rede Regional pelo tesoureiro da AHBVSM, César Diogo, que acrescentou que a advogada da associação já entregou a oposição à penhora, aguardando-se agora por nova decisão judicial que mantenha ou altere a cativação das verbas.

Segundo César Diogo, “como se trata de uma associação com estatuto de utilidade púbica e que cumpre um serviço indispensável à população, a parte do dinheiro que diz respeito à sua atividade fundamental não é penhorável nem pode ser retida”.

Enquanto não houver decisão do juiz titular do processo, que corre no Tribunal Judicial de Santarém, estão penhoradas “todas as quantias depositadas em contas à ordem ou a prazo em instituições bancárias até ao montante de 40.974,06€”, segundo o Auto de Penhora onde Paulo Dionísio surge como exequente, e a que a Rede Regional teve acesso.

Presidente da Câmara “muito preocupado” com evoluir da situação

Contatado pela Rede Regional, o presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, Hélder Esménio, diz-se “muito preocupado com evoluir da situação financeira” da AHBVSM.

“Esta situação não pode perdurar no tempo, ainda mais avizinhando-se os meses de maior risco de incêndios rurais”, considera Hélder Esménio, acrescentando que já solicitou à atual direção “a apresentação de uma estratégia de ação para a resolução deste problema, e a continuação do esforço que tem sido prosseguido para o seu saneamento financeiro”.

A confirmarem-se os montantes da indemnização ao anterior comandante, o autarca defende mesmo que “deverão ser apuradas as responsabilidades que induziram este enorme custo à Associação”, e sugeriu também aos atuais órgãos sociais que realizassem com urgência uma Assembleia-Geral para dar conhecimento aos associados da situação, da estratégia para a sua resolução, e ponderassem mesmo a abertura de um novo processo eleitoral que pudesse confirmar os atuais dirigentes ou abrir espaço para o surgimento de outros.

Hélder Esménio acrescenta ainda o executivo que lidera aumentou em 60% o apoio do município à corporação em relação a gestões anteriores da Câmara, “por forma a cooperar ativamente com os órgãos sociais eleitos para fazer face ao passivo financeiro que historicamente têm”.

Só em 2018, o apoio financeiro e em combustível rondou os 182 mil euros, mais os custos anuais da aquisição de uma ambulância de transporte de doentes, que a autarquia ofereceu.

Hélder Esménio acrescentou ainda ter ficado “surpreendido” quando foi informado sobre a penhora das contas bancárias, mas anuiu em ser o município a fornecer o gasóleo à instituição “para que o socorro às populações continue garantido pelas viaturas e pelos bombeiros de Salvaterra de Magos”.

Sem comentários:

Enviar um comentário