Salvaterra de Magos: Nota Publica | Emergência Médica - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Salvaterra de Magos: Nota Publica | Emergência Médica


A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos repudia toda e qualquer miserável tentativa de aproveitamento de situações operacionais para atingir a Corporação de Bombeiros, as e os Operacionais e os dirigentes associativos. A responsabilidade na protecção e socorro de pessoas, bens e animais é uma nobre missão que é nesta casa assumida por todas e todos que profissionalmente e voluntariamente servem a Corporação, a Associação e toda a população do concelho de Salvaterra de Magos.

De acordo com o Artigo 3º do Decreto-Lei n.º 34/2012, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde. A prestação de cuidados de emergência médica no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do Sistema, são as principais tarefas do INEM.

O INEM tem protocolado com a AHBVSM, a permanência de 2 equipas de Emergência Pré Hospitalar, que 24h por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, cumprem as suas missões, e que garantem capacidade operacional a duas emergências em simultâneo. Por vezes, a existência de uma terceira e/ou quarta ocorrência em simultâneo, ultrapassa os limites humanos e materiais do que o INEM protocolou com a AHBVSM, sendo que por esse motivo se deslocam ao nosso concelho meios de outros corpos de Bombeiros, tal como os BVSM se deslocam a outros concelhos.

Na passada segunda feira, 28 de Janeiro, a Corporação de Bombeiros de Salvaterra de Magos e os seus operacionais viveram um dia atípico de sucessivas ocorrência de emergência em que as viaturas ABSC01 e ABSC02, assim como a VDTD, estiveram o dia todo em serviços. Para cabal e total esclarecimento as ocorrência registadas foram:

Emergência Médica - Foros de Salvaterra - 7h41m às 9h36m 
Emergência Médica - Muge - 7h52m às 9h40m
Emergência Médica - Muge - 10h10m às 11h17m 
Emergência Médica - Foros de Salvaterra - 10h33m às 12h03m 
Emergência Médica - Foros de Salvaterra - 11h26m às 13h30m 
Emergência Médica - Marinhais - 12h13m às 14h01m 
Emergência Médica - Marinhais - 18h15m às 20h20m 
Emergência Médica - Marinhais - 20h51m às 21h49m 
Emergência Médica - Marinhais - 23h23m às 01h09m (29/01)
Emergência Médica - Marinhais - 23h38m às 01h45m (29/01)

Para além das ocorrências de emergência médica, foram ainda feitos os serviços:

Transporte para Hospital Distrital de Santarém - 13h04m às 17h05m
Transporte Doentes Não Urgentes (Fisioterapias e hemodiálises) - 7h46m às 00h30m (29/01)

e, foram reencaminhados, pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes, para outras Corporações de Bombeiros, por ambas as nossas equipas estarem em serviço:

Emergência Médica - Salvaterra de Magos - 8h55m
Emergência Médica - Escaroupim - 10h51m 
Emergência Médica - Foros de Salvaterra - 12h21m

A sustentabilidade financeira e garantia de operacionalidade da Corporação é uma prioridade de todos os dirigentes de Associação detentoras de Corporações de Bombeiros, as dificuldades em Salvaterra de Magos são públicas e conhecidas, pelo menos, desde o inicio da década e com enorme esforço e dedicação de todas e todos é hoje possível ter duas ambulâncias de socorro ao serviço das populações, insuficientes para dias como o 28 de Janeiro.

Infelizmente a 28 de Janeiro a tragédia abateu-se sobre duas famílias, às quais prestamos os mais sinceros sentimentos e condolências, num caso e noutro, Muge e Escaroupim, revelaram-se insuficientes os esforços dos Bombeiros, os nossos, da corporação vizinha e da equipa da VMER HDS.

Honrando o seu lema “Vida por Vida”, homens e mulheres, bombeiros e familiares envolvidos, dirigentes e sócios continuarão a trabalhar de forma a garantir as melhores respostas operacionais para as mais diversas ocorrências com que são, diariamente, confrontados.

Todas as insinuações, acusações, ofensas e vil tentativas de denegrir a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos e da Corporação de Bombeiros assim como dos seus operacionais e dirigentes serão tratadas no local certo para o fazer e não num qualquer bate boca e diz que disse numa qualquer rede social.

Salvaterra de Magos, 31 de Janeiro de 2019

Os Corpos Sociais da AHBVSM, 
O Comando BVSM.

Sem comentários:

Enviar um comentário