Fogo Controlado na Serra da Estrela - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Fogo Controlado na Serra da Estrela


Está a decorrer, no Parque Natural da Serra da Estrela – Casais de Folgosinho, entre hoje e sexta-feira, ações de fogo controlado no âmbito da candidatura apresentada pelo Município de Gouveia ao Plano Nacional de fogo controlado – Fundo Florestal Permanente.

“As ações de fogo controlado consistem no uso do fogo na gestão dos espaços florestais sob condições, normas e procedimentos, conducentes à satisfação de objetivos específicos e quantificáveis em planos de fogo controlado, que é executado sob a responsabilidade de um ou mais técnicos credenciados”, adianta a Câmara de Gouveia em comunicado.

O Município de Gouveia em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e com a Escola Superior Agrária de Coimbra, levam a efeito a realização destas ações com a “finalidade de aprimorar técnicas e procedimentos do uso do fogo controlado”.

A queima permite também o treino dos operacionais das várias entidades envolvidas nas ações, nomeadamente das equipas de bombeiros do concelho, da Força especial de Bombeiros, do Grupo de Proteção e Socorro (GIPS) e das Equipas de Sapadores Florestais.

Fonte: Centro TV

Sem comentários:

Enviar um comentário