Câmara de Gouveia Executa Ações de Fogo Controlado na Serra da Estrela - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Câmara de Gouveia Executa Ações de Fogo Controlado na Serra da Estrela


A Câmara Municipal de Gouveia inicia esta terça-feira ações de fogo controlado na Serra da Estrela, que se prolongam até quinta-feira, com o objetivo de aprimorar técnicas e de fomentar o treino dos operacionais das várias entidades. 

Segundo uma nota da autarquia de Gouveia, no distrito da Guarda, as ações de fogo controlado que vão decorrer na zona de Casais de Folgosinho, no Parque Natural da Serra da Estrela, realizam-se no âmbito da candidatura apresentada pelo município ao Plano Nacional de Fogo Controlado - Fundo Florestal Permanente. As ações que são realizadas pelo município em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e com a Escola Superior Agrária de Coimbra têm como finalidade "aprimorar técnicas e procedimentos do uso do fogo controlado". 

A fonte refere em nota hoje enviada à agência Lusa que a queima permite também o treino dos operacionais das várias entidades envolvidas, nomeadamente das equipas de bombeiros do concelho de Gouveia, da Força Especial de Bombeiros, do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) e das equipas de Sapadores Florestais. São também objetivos da iniciativa "a defesa da floresta contra incêndios, através da queima dos matos que crescem desordenadamente e que são fatores de propagação de incêndios nas áreas arborizadas", e a "renovação das pastagens naturais". 

Como as áreas a intervir são pastoreadas, a autarquia de Gouveia sublinha que o uso da técnica do fogo controlado, para além de estimular a atividade silvopastoril existente, "pretende também evitar as tradicionais queimadas que, por vezes, dão origem a fogos florestais não controlados". "As ações de fogo controlado consistem no uso do fogo na gestão dos espaços florestais sob condições, normas e procedimentos, conducentes à satisfação de objetivos específicos e quantificáveis em planos de fogo controlado, que é executado sob a responsabilidade de um ou mais técnicos credenciados", lembra a fonte.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário