Hierarquia: O Exemplo Que Devia Começar de "Cima" - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sábado, 15 de setembro de 2018

Hierarquia: O Exemplo Que Devia Começar de "Cima"


Hierarquia é a ordenação de elementos em ordem de importância, podendo significar também, mais especificamente:

A distribuição ordenada de poderes.

A graduação das diferentes categorias de funcionários ou membros de uma organização ou instituição.

A ordenação de elementos visuais para tornar a informação mais facilmente inteligível ou para destacar elementos de uma composição.

Como tal será perentório dizer que o exemplo deverá sempre começar de cima.

Muitos deverão estar a pensar, “mas afinal qual a finalidade disto?”- pois bem eu explico.

Sou da opinião que em qualquer instituição ou empresa as hierarquias devem ser sempre respeitadas e seguidas como tal, o problema é que muitas das vezes existem pessoas que usam e abusam dos cargos que ocupam, não olhando sequer a fins para atingir determinados objetivos.

Costumo dizer que vale mais um bom líder, do que dez chefes, pois um líder diz vamos, enquanto um chefe diz vai.

Chego à conclusão que, começa-se a perder o respeito pelos mais “velhos”, começa-se a perder o respeito por quem foi nomeado legalmente para um sector ou cargo, e isto, começa a ser decorrente.

Infelizmente, muitos dos nossos graduados começaram a desleixar-se, começaram a deixar a andar, a olhar para o lado e assobiar, e muitos deles fazem de conta que nada do que se vai passando nos seus corpos de bombeiros, é responsabilidade deles.

Meus amigos, esta é só a minha opinião, mas acho que tudo isto tem a ver, com respeito e educação interna, tudo isto tem a ver com valores que são transmitidos, sou da opinião que todos nós enquanto bombeiros que somos, podemos e devemos combater e denunciar estas causas, para que a imagem dos bombeiros seja dignificada.

Fico triste com tudo isto, fico triste quando vejo chefes a dar maus exemplos, fico triste quando vejo bombeiros a desrespeitar os seus superiores, fico triste quando vejo que aquilo que deveria ser uma família, se transforma em assembleias de mau dizer e mau fazer.

Os Bombeiros em Portugal não são isto, os Bombeiros em Portugal não podem, nem devem ser isto, como tal é nosso dever honrar e dignificar a farda que vestimos, as divisas que usamos e as pessoas que socorremos.

Com tudo isto só me resta dizer que, as hierarquias podem e devem começar sempre de cima, pois o exemplo além de poder ser adquirido, também pode e deve ser seguido se for um bom exemplo.

Nunca se esqueçam que mais vale ser um bom líder, do que ser chefe, pois o chefe manda ir, mas o líder, esse, diz sempre, “VAMOS”.

Sem comentários:

Enviar um comentário