Se pelo Menos Soubessem o Que é Ser Bombeiro... - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Se pelo Menos Soubessem o Que é Ser Bombeiro...


Ser bombeiro é mais do que realizar uma missão, é eternizar momentos com sentimentos.
Muitos são os que nos criticam, muitos são os que nos apontam o dedo, para esses eu deixo um pequeno texto daquilo que por nós passa:

Gostava que pudesses ver a tristeza de um homem, quando o trabalho da sua vida desaparece em chamas, ou uma família que regressa de viagem, e apenas encontra a sua casa e todos os seus bens destruídos.
Gostava que pudesses saber, o que é procurar por crianças num quarto incendiado com as chamas por cima da tua cabeça, as palmas das mãos e os joelhos a queimarem enquanto rastejas, o chão a ranger com o teu peso enquanto a cozinha arde mesmo por baixo de ti.

Gostava que pudesses compreender o horror de uma esposa, quando às 3 da manhã percebe que o marido não respira, dou inicio há reanimação na esperança de uma hipótese muito remota de trazê-lo de volta, sabendo intuitivamente que já é tarde demais. Querendo que a família soubesse que tudo foi feito.

Gostava que pudesses sentir o cheiro único de uma queimadura, o sabor da saliva com gosto a fuligem, sentir o calor intenso que passa através da protecção, o som dos estalos das chamas. A sensação de não conseguir ver absolutamente nada através do denso fumo, sensações que se tornam muito familiares para mim.

Gostava que pudesses compreender como nos sentimos ao ir para casa de manhã após passarmos a maior parte da noite suando com o calor do fogo de um incêndio.

Gostava que pudesses ler os meus pensamentos quando somos accionados para um incêndio numa habitação, será que é falso alarme, ou será um grande incêndio, que perigos esperam por nós, haverá alguém no seu interior ou será que já saíram todos?

Gostava que pudesses estar na sala de emergência, quando o medico decide anunciar a morte da linda menina de 5 anos que tínhamos estado a tentar salvar nos últimos 25 minutos, e que nunca irá ter o seu primeiro namorado, nem nunca mais irá dizer "gosto muito de mamã".

Gostava que pudesses saber a frustração que sentimos na cabine do auto tanque, o motorista a pisar o acelerador a fundo, quando não conseguimos passar no cruzamento, as nossas mãos a tocar a sirene vezes sem conta, e mesmo assim no entanto vocês precisam de nós, e o primeiro comentário que fazem quando chegámos é: "demoraram tanto tempo a chegar".

Gostava que pudesses ler os meus pensamentos, enquanto ajudo a retirar uma senhora do seu veiculo todo retorcido, "e se fosse a minha mãe, a minha esposa ou o meu filho?"
Gostava que pudesses saber como é entrar em casa e olhar para a família, não tendo coragem para lhes dizer que quase não voltava para casa da ultima ocorrência. 

Gostava que pudesses sentir os meus sentimentos quando as pessoas verbalmente, e às vezes fisicamente nos maltratam, ou subestimam o que fazemos, ou quando assumem a postura soberba e covarde "isto nunca acontecerá comigo".
Gostava que pudesses perceber a instabilidade mental, emocional e física, de refeições e sonos perdidos, a falta de actividade social.

Gostava que pudesses saber a irmandade que existe, a satisfação de ajudar a salvar uma vida, a preservar as coisa de alguém, a estar "lá" nos tempos de crise ou a criar a ordem quando existe um caos total.
Gostava que pudesses compreender quando temos uma criança a puxar-nos o braço e a perguntar: "a minha mãe está bem?" sem sequer conseguir olhar nos seus olhos, pois não podemos deixar cair uma lágrima. E o que é pior, é não saberes o que responder...

Gostava que pudesses saber que existem mais mil e uma dificuldades que todos os dias nos aparecem pela frente, mas mesmo assim, continuamos prontos e preparados para socorrer quem precisa, de dia ou de noite, com sol ou com chuva, com calor ou com frio, diremos sempre "Presente" e nunca deixaremos ninguém para trás.

Tudo isto por si, tudo isto para si, tudo isto, porque somos Bombeiros de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário