Força Aérea Toma Conta dos Incêndios Já em 2019 - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Força Aérea Toma Conta dos Incêndios Já em 2019


O Governo vai transferir para a Força Aérea, a partir de 2019, a gestão dos meios aéreos no combate aos incêndios florestais. 

Com esta decisão, a Força Aérea passará a contar com as verbas até aqui atribuídas à Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) para a gestão dos aviões e helicópteros de combate aos fogos florestais, cujo valor oscilará entre 40 e 80 milhões de euros. Segundo o Ministério da Defesa, até 2022/23, a Força Aérea estará em condições de assumir a capacidade plena dessa função. 

O Ministério da Defesa, em resposta a questões do CM, esclareceu que, "em 2019, a Força Aérea ainda terá um comando e gestão muito limitada dos meios aéreos de combate aos incêndios florestais." 

O ministério liderado por Azeredo Lopes precisou que "o comando e a gestão centralizada dos meios aéreos do Estado na Força Aérea será progressiva, trata-se de uma capacidade que será necessário edificar dentro da Força Aérea, estimando-se que esteja concluída até 2022/2023." A concentração na Força Aérea do comando e gestão dos meios aéreos de combate aos fogos "incluirá os meios próprios do Estado, existentes ou a adquirir, e os que serão locados", adiantou o Ministério da Defesa. 

A partir de 2019, a Força Aérea será também responsável pela contratação de aviões e/ou helicópteros para o combate aos incêndios, se isso foi necessário. Alguns dos contratos de locação de meios aéreos efetuados pela ANPC estão em vigor até 2019. 

Fonte: Correio da manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário