Falta de Equipa Médica Trava Reforço do INEM em Tavira - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Falta de Equipa Médica Trava Reforço do INEM em Tavira


Foi anunciada como um reforço de emergência para os meses de verão, mas nunca chegou a funcionar. A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), que estava previsto ser colocada em Tavira, está inoperacional por falta de médicos e enfermeiros. 

Este novo meio de emergência, ao que o CM apurou, iria reforçar a capacidade de resposta a situações de acidente ou mau- -estar súbito, na zona do Sotavento. Segundo revelou o INEM durante a apresentação do reforço, em maio, este meio de emergência e mais outros 13, entre ambulâncias e motociclos, eram essenciais para melhorar a prestação do socorro "numa região que vê a sua população crescer de forma considerável no verão". 

A nova viatura médica ficaria entregue ao Centro Hospital e Universitário do Algarve (CHUA), que iria assegurar o seu funcionamento com a colocação de médicos e enfermeiros. O problema é que o CHUA tem falta de profissionais e não consegue garantir a operacionalidade da VMER. 

Questionado pelo CM, o INEM explicou que foi informado pelo Centro Hospitalar e Universitário do Algarve da "impossibilidade de assegurar equipa médica (médico e enfermeiro) para este meio de emergência por indisponibilidade dos operacionais". 

Ainda segundo o INEM, enquanto esta situação se mantiver, a VMER "não entrará em funcionamento", sendo o único meio previsto no plano de reforço de verão "que ainda não foi possível colocar em funcionamento".

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário