As imagens foram captadas na cidade de Redding quando o fogo, que começou no dia 23 no Norte da Califórnia (EUA), chegou às zonas urbanas com uma violência que os bombeiros consideraram sem precedentes.
O incêndio é tão grande que está a gerar uma forma de clima localizado, com correntes de ar imprevisíveis e a formação de nuvens do tipo pirocúmulo, que explicam a propagação rápida e descontrolada das chamas, apesar dos esforços de mais de três mil bombeiros.
As autoridades avisam que o fogo está a atingir temperaturas tão elevadas e a ter um comportamento tão violento que a probabilidade de avançar para o interior das zonas urbanas sem contenção possível é muito elevada. Já arderam mais de 42 mil hectares e mais de 37 mil pessoas já foram retiradas das zonas mais afetadas.
Oito pessoas morreram encurraladas pelo fogo e dezenas estão dadas como desaparecidas. O incêndio já destruiu mil estruturas e ameaça outras cinco mil, sendo já considerado um dos dez piores de sempre na história da Califórnia, sete dos quais aconteceram desde 2015.
TSF
Sem comentários:
Enviar um comentário