Todos os Concelhos de Portugal Continental já contam com pelo menos uma Ambulância do INEM - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Todos os Concelhos de Portugal Continental já contam com pelo menos uma Ambulância do INEM


O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a Câmara Municipal de Castro Marim e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António assinalaram hoje, dia 25 de julho, a entrada em funcionamento do novo Posto de Emergência Médica do INEM, em Castro Marim.

Com a entrada em funcionamento desta nova Ambulância, o INEM atinge um marco histórico há muito ambicionado por todos os intervenientes do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM): todos os 278 concelhos de Portugal Continental passam a ter, pelo menos, uma Ambulância do INEM.

O Presidente do INEM, Luís Meira, fez questão de salientar que este marco histórico é alcançado em conjunto com os Bombeiros e a Cruz Vermelha Portuguesa e traduz a visão que o INEM tem na atualidade, assente em três princípios: Proximidade, Equidade e Gestão Eficiente.

Proximidade porque numa área tão importante como a emergência médica a proximidade é fundamental para uma resposta em tempo útil. “Os cidadãos destes concelhos – e de todo o país – têm assim à sua disposição um recurso, um meio de emergência médica pré-hospitalar, que pode fazer a diferença numa situação em que o tempo de resposta é um fator relevante”, referiu Luís Meira.

Uma visão de Equidade porque garante-se que todos os cidadãos do continente são tratados de forma igual, com justiça e imparcialidade. Assim, adianta o Presidente do INEM, “todos os concelhos, sejam eles mais ou menos populosos, sejam eles do litoral ou do interior, tenham eles maiores ou menores recursos financeiros, passam agora a contar com um recurso disponibilizado pelo INEM. Recurso esse que é idêntico em termos de capacitação e diferenciação, servindo de forma igual os cidadãos de todos os referidos 278 municípios.”

Através do Número Europeu de Emergência – 112, os cidadãos podem todos aceder a uma resposta na área da emergência médica que é de qualidade e que pode fazer a diferença nas suas vidas.

A visão atual do INEM passa também por uma Gestão eficiente e que dê resposta em tempo útil aos desafios que a todos se nos colocam. “Também neste particular a assinatura dos protocolos com as corporações de bombeiros, e que permitiu concluir a rede de Postos de Emergência Médica do INEM, veio dar um passo inovador”, concluiu Luís Meira.

A cerimónia teve lugar no Pavilhão Multiusos do Azinhal e contou com a presença do Presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve, Paulo Morgado, de representantes da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Liga dos Bombeiros Portugueses e Cruz Vermelha Portuguesa , e diversos autarcas da região do Algarve.

Sem comentários:

Enviar um comentário