Organização Internacional Diz Que Não Existem Máfias dos Fogos em Portugal - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Organização Internacional Diz Que Não Existem Máfias dos Fogos em Portugal


Portugal passa a Espanha no número de incêndios florestais e área ardida. Por cá, há mais 35% de ocorrências e 20% de destruição do que do lado de lá da fronteira.​

Os dados constam de um relatório da organização World Wide Fund (WWF), sobre os fogos no noroeste ibérico, que apela aos políticos para deixarem de falar de máfias do fogo. Porquê? Porque não existem

Os dois países ibéricos estão no mesmo barco, quanto ao impacto dos fogos no território. Mas, segundo o relatório "O barril de pólvora do noroeste", da WWF, a fatura mais negra cabe a Portugal: só no ano passado, a área queimada nacional aumentou cinco vezes, totalizando 440 mil hectares ardidos, "uma média de quase 400% mais que na última década". Em Espanha, aumentou quase 200% em relação ao mesmo período.

O estudo, que está a ser apresentado esta quita-feira de manhã, em Lisboa, por um grupo de trabalho que juntou portugueses e espanhóis, alerta que "ambos os países enfrentam a mesma emergência devido a esta nova vaga de grandes incêndios florestais, que se caracterizam por um comportamento volátil e que muitas vezes acontecem fora da época esperada".

Só que Portugal "é o país europeu mais afetado por incêndios". "Nos últimos 30 anos, é o país com maior taxa de ocorrências por área e onde os incêndios foram de maior dimensão. Em média, no nosso país há mais 35% de ocorrências do que em Espanha e arde mais 20% de superfície, apesar da área agroflorestal ser 80% menor".

As comparações com o resto do mundo são ainda mais penalizadoras para os portugueses: o país "é o primeiro da Europa e o quarto do mundo com a maior massa florestal perdida até ao momento no século XXI, devido em grande parte aos incêndios florestais que assolam o país todos os verões".

Eucalipto não é árvore maldita

Tendo em conta os incêndios no ano passado até 31 de outubro, 94% dos 16.981 pedidos de auxílio registaram-se a norte do Rio Tejo. Algo que, refere a organização não-governamental ambientalista, é recorrente e afeta maioritariamente os distritos do Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Quanto às causas das chamas, a WWF começa por "desmistificar" algumas ideias feitas, entre elas a de que a maioria se deve a mão criminosa ou de que o eucalipto é uma árvore maldita.

"Conspiração incendiária, terrorismo ambiental ou máfias organizadas são expressões que se repetem recorrentemente quando há uma onda de incêndios como o que atingiu o noroeste ibérico em outubro de 2017, ou na Galiza em 2006", lembram os peritos, que deixam uma mensagem para o poder: "Os responsáveis políticos devem ser muito cautelosos ao fazer esses tipos de declarações que confundem a opinião pública e não se adequam à realidade".

"Pelo contrário, eles deveriam falar sobre o uso desregulado de fogo no Noroeste, o abandono rural, a falta de gestão florestal, o nulo planeamento territorial, que cercou as aldeias com quantidades crescentes de biomassa florestal, ou o investimento muito reduzido na prevenção real", aponta-se.

Já o eucalipto - se a "extensa monocultura de eucaliptos que atravessa a cornija cantábrica (a norte de Lugo e da Corunha, as linhas costeiras das Astúrias e da Cantábria e os vales ocidentais da Biscaia) raramente arde", porque motivo "os eucaliptos em Portugal, Pontevedra, Huelva ou Sevilha ardem repetidamente em incêndios muito perigosos"? Diz a WWF que tem tudo a ver com a organização ou, aliás, com a falta dela e de planeamento.

"A inflamabilidade de uma massa florestal não depende da espécie, mas de sua estrutura, isto é, da quantidade e forma em que a biomassa disponível é organizada. E isso é uma consequência direta da gestão dessas florestas. Assim, uma plantação de eucaliptos em produção não é tão inflamável quanto uma plantação abandonada", lê-se no documento distribuído aos jornalistas, que aponta a necessidade de se "promover o planeamento florestal coletivo".

Fogos não se apagam com água. Evitam-se!

Segundo a WWF, o custo da extinção de incêndios nos dois países da Ibéria "excede em muito os mil milhões de euros a cada ano". "Hoje, a maior parte dos fundos alocados às florestas nos orçamentos regionais e nacionais estão destinados à extinção. Grandes Incêndios não é adquirir mais hidroaviões, mais camiões ou criar mais pontos de água. Os Grandes Incêndios não se extinguem com a água, mas com planeamento territorial e desenvolvimento rural", critica o relatório.

Os caminhos para a solução nada trazem de novo ao que já se fala há muito, mas a WWF elenco-os em três pilares e sugere uma luta concertada entre os dois países: "uma prevenção estratégica do fogo a nível ibérico que revitalize o território e o torne menos vulnerável; medidas contra a impunidade, já que menos de 10% dos autores de fogo são identificados; e ação efetiva perante a problemática das alterações climáticas".

Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário