Portugal chama peritos espanhóis em prevenção e combate a fogos - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Portugal chama peritos espanhóis em prevenção e combate a fogos


Três peritos espanhóis em prevenção e combate a incêndios chegaram a Portugal no dia 30 de Abril e vão manter-se no nosso país durante cerca de três semanas. 

A sua chegada acontece depois de ter sido enviado um pedido de auxílio com carácter de emergência dirigido ao Mecanismo Europeu de Protecção Civil. Porém, causou tensão entre a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) e a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC). Esta última considera que a vinda dos técnicos foi imposta pela AGIF e que "nem a ANPC nem o próprio MAI [Ministério da Administração Interna] concordaram com o formato utilizado", contam fontes da Protecção Civil ao Diário de Notícias. 

O pedido avançou a 23 de Abril. "Um pedido de ajuda internacional já nesta altura é um atestado de incompetência aos quadros nacionais", lamenta uma fonte. Num requerimento que acabou por ser feito através da ANPC, pede-se a "avaliação profunda em curso da protecção e da defesa da floresta contra todo o tipo de ocorrências, que está a ser realizada, bem como a implementação de um conjunto de medidas estruturais para tornar o sistema mais robusto". 

Por isso, são solicitados um especialista "em meteorologia e comportamento do fogo" e dois em "prevenção e supressão" de incêndios florestais.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário