INEM Vai Reativar Central na Região do Algarve - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 11 de maio de 2018

INEM Vai Reativar Central na Região do Algarve


O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) quer reativar em pleno o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) de Faro, que tinha sido extinto há cerca de seis anos. Atualmente, existem três CODU em funcionamento no País, situados em Lisboa, Porto e Coimbra. 

"Estamos a criar as condições para que, além do acionamento dos meios que já é feito em Faro, possamos ter o atendimento das chamadas, a regulação médica e, inclusivamente, para que os psicólogos possam ter o seu posto", referiu esta quinta-feira o presidente do INEM, Luís Meira, em Portimão, na apresentação do reforço de meios de emergência médica para o verão. 

Este responsável frisou que "o CODU de Faro, neste momento, funciona muito na dependência do de Lisboa". O INEM "está a trabalhar na dotação orçamental, fundamental para que, formalmente, a delegação regional do Algarve seja criada, embora do ponto de vista operacional, estejam a ser criadas condições para que a região tenha tudo aquilo que têm as outras delegações". Para Luís Meira, a reativação do CODU "irá repor alguma justiça àquilo que aconteceu em 2012, quando a delegação regional do Algarve foi extinta". 

Entretanto, o INEM anunciou para o verão um reforço do dispositivo de emergência médica, com a colocação de mais 14 meios (11 ambulâncias, dois motociclos e uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação), que se somam aos 38 já existentes. O reforço estará operacional de 1 de junho a 30 de setembro.

Fonte: Correio da manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário