A Companhia de Sapadores Bombeiros de Braga formou 16 elementos em primeiros socorros para animais de companhia.
Estes operacionais vão tripular a viatura de emergência exclusiva para animais abandonados que, a partir de meados de maio, começa a operar na cidade. Esta é uma das medidas da Rede de Cuidados Primários para Animais em Risco que a Câmara de Braga está a implementar. Esta semana foi assinado um protocolo com a Ordem dos Médicos Veterinários que prevê a implementação do Programa de Apoio de Saúde Preventiva a Animais em Risco.
Com esta parceria, a autarquia de Braga pretende oferecer às famílias carenciadas a oportunidade de cuidarem dos seus cães e gatos. Ao abrigo deste protocolo, a câmara vai passar a atribuir um cheque veterinário a famílias carenciadas do concelho ou a quem adotar um animal de companhia no Centro de Recolha Oficial de Braga.
O cheque veterinário - que representa um investimento anual de 25 mil euros por parte do município - poderá ser utilizado na "vacinação, desparasitação e esterilização dos animais, bem como no acesso a outros tratamentos e urgência 24 horas", indica a autarquia, em comunicado. A juntar a este programa, Braga está a implementar um projeto de captura, esterilização e devolução dos animais, que está a ser desenvolvido em parceria com diversas associações que acompanham os animais, principalmente cães e gatos.
O objetivo desta iniciativa de colaboração é "promover o bem-estar animal e a defesa da saúde pública", sublinhou o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio.
Correio da Manhã
Sem comentários:
Enviar um comentário