Chuva, Neve, Ondas e Vento Deixam Todo o País em Alerta Amarelo - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sábado, 3 de março de 2018

Chuva, Neve, Ondas e Vento Deixam Todo o País em Alerta Amarelo


Todos os distritos de Portugal continental estão, este sábado, sob aviso amarelo, prevendo-se que a chuva, neve, vento e agitação marítima se estendam de norte para sul ao longo do dia.

Segundo disse à Lusa o comandante Pedro Arante, do Serviço Nacional de Bombeiros e da Proteção Civil (SNBPC), a chuva, por vezes forte e com trovoada, estender-se-á progressivamente do distrito de Viana do Castelo, a partir das 12 horas, devendo começar a atingir a região sul a partir das 21 horas, prolongando-se por Setúbal, Beja e Faro até cerca das três horas de domingo.

Por essa razão, toda a parte continental está sob aviso amarelo, uma vez que, associada à chuva, está prevista também a queda de neve a partir dos 800/1000 metros de altitude, começando a afetar com mais intensidade os distritos do nordeste (Vila Real e Bragança) e estendendo-se até aos da Guarda e Viseu e em todo o maciço da Serra da Estrela.

Segundo o comandante Pedro Arante, a agitação marítima, longe de atingir os picos recentes dos 10/12 metros, vai continuar forte em toda a orla costeira (oeste e sul), com a ondulação de sudoeste de quatro a cinco metros, embora, pontualmente, possa ser bastante superior.

A ondulação marítima, acrescentou, tem associada uma "forte energia", pelo que Pedro Arante recomendou à população que evite deslocar-se para zonas junto à costa, onde as rajadas de vento também serão fortes.

"O aviso amarelo está associado aos quatro parâmetros analisados, como a chuva, neve, vento e agitação marítima", insistiu o comandante da Proteção Civil, lembrando que o alerta está em vigor, pelo menos, até às três horas de domingo.

Desde 27 de fevereiro, até às sete horas deste sábado, segundo os dados do SNBPC, foram registadas 1682 ocorrências, com os maiores números a respeitarem aos distritos de Lisboa (245 ocorrências), Viseu (212) e Faro (164).

Até agora, não há mortes associadas ao mau tempo, havendo apenas um caso de uma mulher de 37 anos, que ficou ferida com gravidade após a queda de uma estrutura de uma tenda na Feira das Profissões, do IEFP, que está a decorrer em Beja.

Os danos materiais estão ligados maioritariamente a inundações de habitações próximas da orla costeira e à queda de árvores e de estruturas várias na via pública ou em estradas.

Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário