Sismo em Taiwan faz Pelo Menos Dois Mortos e mais de 100 Feridos - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Sismo em Taiwan faz Pelo Menos Dois Mortos e mais de 100 Feridos


Pelo menos duas pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas na sequĂȘncia do sismo de magnitude 6,4 na escala de Richter que atingiu hoje Hualien, na zona leste de Taiwan, informou o primeiro-ministro taiwanĂȘs, Lai Ching-te.

O sismo provocou sĂ©rios danos em vĂĄrios edifĂ­cios e infraestruturas na cidade de Hualien, segundo informaçÔes divulgadas pelas agĂȘncias internacionais.

Um dos edifĂ­cios afetados Ă© o Hotel Tongshuai (tambĂ©m conhecido como Marshall), onde cerca de 100 pessoas estĂŁo encarceradas, segundo informaçÔes divulgadas pelos bombeiros locais. Os trĂȘs primeiros andares do edifĂ­cio colapsaram na sequĂȘncia do abalo.

O governo de Taiwan e os 'media' locais, citando informaçÔes do serviço de bombeiros, relataram que outra unidade hoteleira, conhecida como Beautiful Life Hotel, também colapsou e que o Hospital Nacional de Hualien sofreu igualmente danos.

O sismo foi registado por volta das 23h50 hora local (15h50 hora de Lisboa) e o epicentro (zona da superfície terrestre onde a intensidade de um abalo sísmico é mais elevada e onde este alcançou em primeiro lugar o nível do solo, fica localizada por cima do hipocentro) foi localizado a cerca de 20 quilómetros a nordeste da cidade de Hualien, junto do oceano Pacífico, segundo informou o gabinete central de meteorologia de Taiwan e o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O USGS, organismo norte-americano que Ă© uma referĂȘncia a nĂ­vel mundial em matĂ©rias sismolĂłgicas, precisou que o sismo foi registado a uma profundidade de cerca de 9,4 quilĂłmetros.

Nos Ășltimos trĂȘs dias foram registados mais de 20 movimentos sĂ­smicos diĂĄrios e o sismĂłlogo Lee Chyi-tyi, da Universidade Central de Taiwan, referiu, na segunda-feira, que a ilha entrou num ciclo sĂ­smico de 100 anos.

No século XX, a ilha de Taiwan, que a China considera ser parte integrante do seu território, registou dois sismos de magnitude 8,0. Um ocorreu em 1910 ao largo da costa de Yilan, enquanto o outro foi registado em 1920 ao largo da costa de Hualien.

Fonte: Noticias ao Minuto

Sem comentĂĄrios:

Enviar um comentĂĄrio