Quer fazer queimadas ou queimas? Eis o que a GNR tem a dizer - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Quer fazer queimadas ou queimas? Eis o que a GNR tem a dizer


Este tipo de prĂ¡tica deve ser feita num ambiente controlado e, em alguns casos, na presença de especialistas em fogo controlado ou bombeiros.

As queimadas sĂ£o uma prĂ¡tica comum entre os proprietĂ¡rios de terrenos, mas hĂ¡ regras a seguir, caso contrĂ¡rio as chamas podem colocar habitações e vidas em perigo.

E para alertar para essa situaĂ§Ă£o, a GNR emitiu, esta quinta-feira, um comunicado onde explica como e quando se podem fazer as ditas queimadas.

Segundo aquela força policial, a “realizaĂ§Ă£o de queimadas Ă© permitida fora do perĂ­odo crĂ­tico, e desde que o Ă­ndice de risco temporal de incĂªndio seja inferior ao nĂ­vel elevado”.

É ainda “obrigatĂ³rio o licenciamento na respetiva cĂ¢mara municipal ou pela junta de freguesia, se a esta for concedida delegaĂ§Ă£o de competĂªncias”. Mas isto nĂ£o Ă© tudo. Depois de ter a devida autorizaĂ§Ă£o, a queimada deve ser feita “na presença de um tĂ©cnico credenciado em fogo controlado ou, na sua ausĂªncia, de equipa de bombeiros ou de equipa de sapadores florestais”.

No que diz respeito a queimas, a GNR relembra que sĂ£o “permitidas em todos os espaços rurais, fora do perĂ­odo crĂ­tico e desde que nĂ£o se verifiquem os Ă­ndices de risco temporal de incĂªndio de nĂ­veis muito elevado e mĂ¡ximo”.

Por outro lado, Ă© “proibido fazer queimas a menos de 30 metros de quaisquer construções e a menos de 300 metros de bosques, matas, lenhas, searas, palhas, depĂ³sitos de substĂ¢ncias suscetĂ­veis de arder e, independentemente da distĂ¢ncia, sempre que deva prever-se risco de incĂªndio”.

Ao contrĂ¡rio das queimadas, a realizaĂ§Ă£o de queimas “nĂ£o carece de um licenciamento da cĂ¢mara municipal, devendo, no entanto, ser consultado o Ă­ndice de risco temporal de incĂªndio”.

Esta informaĂ§Ă£o Ă© relembrada no mesmo dia em que a GNR revela terem sido detidos trĂªs homens e trĂªs mulheres, com idades entre os 29 e os 68 anos, nos distritos de Viseu, Castelo Branco e Guarda, pela prĂ¡tica do crime de incĂªndio florestal.

Segundo aquela força de segurança as detenções foram levadas a cabo ontem e hoje devido Ă  “execuĂ§Ă£o de queimadas e de queimas de sobrantes que acabaram por se descontrolar, o que resultou numa Ă¡rea ardida total de 41 000m2, incluindo zonas de mato, vinhas, oliveiras, sobreiros, carvalhos, castanheiros e pinheiros”.

Foram ainda identificados dois homens com 67 e 75 anos pela suspeita da prĂ¡tica do mesmo tipo de crime.

Fonte: Noticias ao Minuto

Sem comentĂ¡rios:

Enviar um comentĂ¡rio