Falta de Médicos Desloca Helicóptero para Lisboa - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Falta de Médicos Desloca Helicóptero para Lisboa


Devido à falta de médicos para assegurar o turno da equipa de socorro do helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médico (INEM) em Évora, o aparelho nos dias 24 e 25 de dezembro foi deslocado para Lisboa. 

Ou seja, o socorro aéreo em todo o Alentejo e zona de Santarém foi assegurado a partir de Lisboa. Ao que o CM apurou, as equipas de médicos de Évora não estavam disponíveis para fazer o turno nesses dois dias e o INEM apenas conseguiu encontrar duas médicas disponíveis em Lisboa. E, em vez das duas médicas irem para Évora, foi o helicóptero que se deslocou com o enfermeiro disponível e ficou estacionado em Salemas, concelho de Loures e distrito de Lisboa. 

Contactada pelo CM, fonte do INEM explicou que "o helicóptero baseado em Évora cobre primariamente uma área muito grande de atuação, incluindo a região de Lisboa", e que sendo o aparelho "deslocalizado para Salemas, continuará naturalmente, a cobrir toda a sua área de intervenção, incluindo o Alentejo". A mesma fonte "sublinhou que a distância de voo entre Évora e Lisboa é de aproximadamente 15 minutos". A fonte não esclareceu, por exemplo, quanto tempo demora a chegar a Portalegre. 

Aparelho avariou 

O helicóptero do INEM de Évora avariou duas vezes, uma a 31 de novembro e outra a 17 de dezembro. Em ambas as vezes, os doentes foram transportados, para Lisboa pelos bombeiros. 

Escala de Fim de Ano 

É provável que na escala de Fim do Ano volte a existir problemas com os turnos dos médicos e o ‘héli’ de Évora seja deslocado. 

Concurso de 45 milhões aberto em novembro 

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) abriu, em novembro, o concurso público para adquirir quatro helicópteros em permanência e as respetivas tripulações: um médico, um enfermeiro e dois pilotos. O valor base é de 45 milhões de euros para cinco anos. 

Aparelho avaria e deixa doente à espera em Loulé 

O helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica foi recolher uma doente ao hospital de Faro no início deste mês e regressou a Loulé, onde está estacionado, para abastecer. Mas o aparelho acabou por avariar e teve de ser o ‘heli’ de Évora a fazer o transporte para Lisboa.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário