Proteção Civil de Braga acionou dispositivo especial face às intempéries - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Proteção Civil de Braga acionou dispositivo especial face às intempéries


A Divisão Municipal de Proteção Civil de Braga acionou esta noite de quarta-feira um dispositivo especial de prevenção face às intempéries, que vai manter até sábado de manhã, por causa da previsão de chuva forte.

Os fogos florestais afetaram algumas freguesias de Braga que confinam com a margem esquerda do Rio Cávado, como Pousada, Santa Lucrécia e mais acima, em São Mamede de Este, mas igualmente na zona íngreme do triângulo turístico-religioso da Falperra, do Sameiro e do Bom Jesus, pelo que as águas das chuvas poderão arrastar resíduos, como terras, pedras, árvores e outro tipo de detritos dos fogos, inclusivamente para as estradas.

De acordo com o arquiteto Vítor Azevedo, que é responsável pela área da proteção civil no concelho de Braga, esta "é uma medida cautelar para prevenir e minorar as consequências de um eventual arrastamento de materiais sólidos" ainda devido aos dois grandes fogos florestais que a 15 de outubro afetaram o concelho, sendo esta uma ação inédita em Braga com "uma aposta na vertente preventiva e sempre de coordenação entre todos os serviços".

"Os incêndios florestais deixam uma camada que impede a penetração da água no solo e daí um aumento do risco de eventuais movimentações de terras", explicou.

Em declarações ao JN, Vítor Azevedo referiu "tratar-se de uma medida que surge como complemento aos trabalhos que já estão a ser desenvolvidos desde essa data no que diz respeito à limpeza e desobstrução de aquedutos e ainda com a identificação de eventuais locais de risco de arrastamento de materiais sólidos".

"Apelamos à população para evitar a circulação automóvel e pedonal na periferia e no interior das áreas ardidas, assim como para manter uma atitude vigilante e em caso de perceção de alguma anomalia, seja nas vias de circulação ou nos próprios terrenos, contactar a Companhia de Bombeiros Sapadores, através do telefone 253 264 077, onde está a funcionar o posto de coordenação do dispositivo", acrescentou Vítor Azevedo.

O dispositivo foi iniciado ao início desta noite de quarta-feira, com o posto de coordenação já instalado no quartel dos Bombeiros Sapadores de Braga, que para além desta valência operacional do município bracarense inclui os Bombeiros Voluntários de Braga e a AGERE, para as limpezas e as remoções de materiais, com várias equipas em permanência, bem como de elementos da Associação Florestal do Cávado.

Durante este período estão já de prevenção a Polícia Municipal de Braga e a equipa de Sapadores Florestais de Braga, conforme constatou o JN, no quartel situado ao lado do Estádio Municipal de Braga.

Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário