Liga dos Bombeiros Defende Que Estão a "Militarizar Estrutura" da ANPC - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Liga dos Bombeiros Defende Que Estão a "Militarizar Estrutura" da ANPC


O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, lamentou esta quarta-feira a escolha do coronel da GNR António Paixão para novo comandante operacional nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), defendendo que estão a "militarizar a estrutura".

 "Assumo frontalmente, enquanto presidente da Liga, que o Governo não está a ter o respeito institucional que deve ter. O Governo e a ANPC não têm tropas, são da sociedade civil, das associações humanitárias de bombeiros e câmara municipais, a ANPC só tem generais e coronéis. Estão a militarizar uma estrutura", disse à agência Lusa. O coronel da GNR António Paixão vai ser o novo comandante operacional nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), disse esta quarta-feira à Lusa fonte da ANPC. 

A mesma fonte adiantou que a indigitação de António Paixão foi esta quarta-feira comunicada internamente pelo presidente da ANPC, tenente-general Mourato Nunes. Marta Soares referiu que a escolha de um coronel da GNR vem "alterar um estatuto" que existia na ANPC. "Nunca esteve no comando da ANPC nenhum militar, mas sim pessoas recrutadas no âmbito dos próprios bombeiros. Para comandar um exército de bombeiros devia ser alguém ligado aos bombeiros, esta não é a nossa escolha e a nossa vontade", afirmou.

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses defendeu que tem "muitas reticências" sobre a maneira como os bombeiros se vão posicionar, referindo que o conselho executivo da Liga vai reunir de emergência na quinta-feira e que vai também encontrar-se com o ministro da Administração Interna. "O que vou transmitir ao ministro é que é uma ideia que não me agrada", defendeu.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário