GIPS da GNR Passa Quase para o Dobro - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terƧa-feira, 7 de novembro de 2017

GIPS da GNR Passa Quase para o Dobro


O GIPS da GNR vai passar dos atuais 600 homens para 1100, uma medida anunciada pelo ministro da AdministraĆ§Ć£o Interna, Eduardo Cabrita, e que se enquadra no reforƧo das estruturas profissionais envolvidas no combate aos incĆŖndios. O reforƧo terĆ” lugar jĆ” no prĆ³ximo ano.

Eduardo Cabrita prestou esta informaĆ§Ć£o no Ć¢mbito da audiĆ§Ć£o no Parlamento sobre o orƧamento para a AdministraĆ§Ć£o Interna, onde jĆ” era previsĆ­vel o incremento dos meios envolvidos nos incĆŖndios florestais. A falta de elementos profissionais nos fogos era, aliĆ”s, das principais crĆ­ticas que surgiram no relatĆ³rio da ComissĆ£o TĆ©cnica Independente.

Curiosamente, o GIPS (Grupo de IntervenĆ§Ć£o de ProteĆ§Ć£o e Socorro) foi criado pelo actual presidente da Autoridade Nacional de ProteĆ§Ć£o Civil, general Mourato Nunes, na altura em que era comandante da GNR. O reforƧo do GIPS, anunciado por Eduardo Cabrita, parece estar associado nĆ£o apenas Ć  necessidade de aumentar a capacidade nacional de resposta imediata, mas tambĆ©m de melhorar o perĆ­odo de prontidĆ£o permanente.

Uma vez que os elementos do GIPS sĆ£o profissionais e militares tĆŖm disponibilidade permanente, o que permite ultrapassar uma das principais limitaƧƵes na estrutura nacional, condicionada pela divisĆ£o de meios pelas fases Alfa, Bravo, Charlie e Delta.

Fonte: JN

Sem comentƔrios:

Enviar um comentƔrio