Bombeiros versus GIPS - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 12 de novembro de 2017

Bombeiros versus GIPS

Nos últimos dias temos sido  "avisados " ainda que de forma leve e indirecta do nosso futuro como bombeiros de Portugal.

Permitam que diga camaradas mas pelas noticias que têm saído  não  me parece que o futuro seja em nada promissor  !

O verão  acabou e tal como se esperava vamos caindo em esquecimento  afinal eram  tudo promessas ,era  tudo fogo de vista , e de promessas  meus caros está  o inferno cheio!

Não  querendo parecer injusta e claro que dou imenso valor aos elementos do GIPS da GNR  sem duvida o trabalho deles é  essencial, e em conjunto com o nosso torna as coisas muito mais fáceis para as ambas as entidades. 

Mas pergunto-me porque que não  houve mais agradecimento a todos os bombeiros que foram a terreno ? porque que não  houve menções honrosas? Acima de tudo porque que se fala no dobro dos elementos de GIPS, e não se fala em melhorar as condições para se ter também o dobro ou o triplo dos elementos nos Corpo de Bombeiros? 

A rivalidade existe e  só não vê quem não quer , conhecendo os dois lados da historia  , preocupa-me a posição que o (DES)governo está a tomar .

Não vale a pena falar aqui que as coisas tem que ser mudadas , mas de nada adianta se só se verificarem melhorias numa entidade , as coisas precisam de mudar  para todos , para bem da sociedade é necessário na próxima época de ECIN um trabalho em conjunto entre todas as entidades envolventes , e digam  que sentido tem um trabalho em conjunto quando os apoios , incentivos e louros ficam apenas uns ? 

Se trabalhamos todos em prol do mesmo tem de dar a todos os mesmos benefícios , incentivem , formem e apoiem todos por igual  , nenhum fogo se vai resolver com o triplo dos GIPS  nem com o triplo dos bombeiros , ou com a força área ,  precisamos de todas as entidades a 100 %  bem equipadas bem formadas e acima de tudo Valorizadas, só assim se verá resultados só assim se verá  melhorias e acima de tudo só assim se aumentará a vontade de alguns colegas se manterem no activo e outros voltarem ao activo .

Não podem esperar que se dê se nada tivermos em troca , e nós somos tão modestos a pedir .. 

Dê formação todos nós, queremos aprender e ser bombeiros, é isso mesmo aprender o resto da vida , dê apoios largamos tudo e todos em prol de terceiros apoiem as nossas partidas porque nunca sabemos quando será o regresso e como será o regresso , quando falo em apoio não me refiro apenas ao valor do ECIN que já por si só e aquilo que se pode chamar de ridículo , falo também de equipamentos vamos para um fogo não vamos grelhar bifes na churrasqueira da casa de Verão  , precisamos de equipamentos bons equipamentos que não sejam pagos do nosso próprio bolso  , sim porque sejamos  francos não é com o que se paga de ECIN que se compra umas botas com sorte compramos uma goma e um  par de luvas e das mais rascas !

Enfim como se tivéssemos. a ser literalmente substituídos , mas só em teoria porque na prática quando a coisas apertar lá vão as sirenes tocar , lá vamos nós ajudar o triplo dos GIPS ou a força aérea , porque é inevitável precisam de todas as entidades mas mais uma vez só falam de GIPS falam da força  aérea mas não falam de nós!

Mas eu falo , falo dos meus colegas que conhecem o fogo , falo dos meus colegas que conhecem os terrenos , falo por todos aqueles que tratam o fogo por "tu" que andam à  anos e anos nisto que merecem respeito condições  e acima de tudo merecem ser tratados com dignidade os 365 dias do ano e não um par de meses onde onde calor aperta.

Não  dizemos que não  ao apoio de qualquer uma das entidades  não queremos guerras e guerrinhas de quem  manda mais  de quem trabalha melhor de quem deve ou não  ir para o fogo , queremos continuar a fazer o que sabemos fazer de melhor mas com as devidas condições e com o devido respeito , queremos trabalho  em equipa  entidades e em pé de igualdade ,  queremos que se centrem no mais  importante no combate e não nos louros que podem advir do mesmo , queremos que nos oiçam que nos ajudem  a sermos mais e melhor porque Portugal merece e precisa de nós .

Temos todos muito que aprender e muito que ensinar e não  nos podemos nunca esquecer que o objectivo é  sempre o mesmo  !

Que se fodam as menções  honrosas que se fodam os agradecimentos, pois o nosso sentimento de dever cumprido terá  sempre  um sabor melhor que qualquer medalha ao peito.

Estagiária nos B.V. Agualva do Cacém

Sem comentários:

Enviar um comentário