Bombeiros Criam Federação Conjunta, Jaime Marta Soares Fala em "Assalto" à Liga - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Bombeiros Criam Federação Conjunta, Jaime Marta Soares Fala em "Assalto" à Liga


Associações de bombeiros voluntários e profissionais juntaram-se para criar Federação dos Bombeiros Portugueses. Jaime Marta Soares diz que querem "invadir o espaço" da Liga dos Bombeiros.

Chama-se Federação Nacional dos Bombeiros Portugueses e quer juntar bombeiros profissionais e voluntários. O novo organismo foi apresentado esta terça-feira, em Lisboa, e baseia-se na vontade de representar todos os bombeiros do país.

A iniciativa partir da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) e da Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários (APBV), que se propõem a "clarificar a representação dos bombeiros portugueses". O objetivo é que a nova federação venha "ocupar o espaço que legitimamente é dos bombeiros", defendem.

Em declarações à TSF, o presidente da APBV, Rui Moreira da Silva, considera que a representação dos bombeiros não deve ficar nas mãos da Liga dos Bombeiros Portugueses.

"O setor precisa, neste momento, de ter uma voz que os represente, que seja portadora do estado de alma que nos últimos tempos se instalou nos bombeiros, sejam eles profissionais ou voluntários", afirmou Rui Moreira da Silva.

Os criadores desta nova federação consideram que a Liga dos Bombeiros representa "as unidades detentoras dos corpos de bombeiros e não os homens e mulheres que prestam serviço 365 dias por ano".

A Federação dos Bombeiros servirá para tratar de questões como as carreiras e a profissionalização dos bombeiros ou dos seguros, "que são uma autêntica vergonha nacional, no caso dos bombeiros voluntários", acrescentou o dirigente.

Jaime Marta Soares diz que federação quer "assaltar" a Liga dos Bombeiros

Ouvido pela TSF, o presidente da Liga Portuguesa dos Bombeiros nega que a instituição represente apenas as unidades detentoras dos corpos de bombeiros, como afirmam os responsáveis pela recém-criada federação.

"É uma mentira vergonhosa", afirmou Jaime Marta Soares. "A Liga dos Bombeiros Portugueses representa as associações e os corpos de bombeiros. Ora, os corpos de bombeiros são constituídos por todos os seus elementos do corpo ativo", disse o presidente da Liga.

Jaime Marta Soares acusou os criadores da Federação Nacional dos Bombeiros Portugueses de quererem "assaltar" a Liga, e "invadir um espaço" que já está ocupado.

O presidente da Liga dos Bombeiros considera que a nova federação é um "casamento mal alinhavado" entre a ANBP e a APBV e "que não tem representatividade" nem demonstra "qualquer futuro".

Fonte: TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário