Mais de 70 Concelhos do Continente em Risco 'Máximo' de Incêndio - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Mais de 70 Concelhos do Continente em Risco 'Máximo' de Incêndio


Mais de 70 concelhos de 14 distritos de Portugal continental apresentam esta terça-feira risco 'máximo' de incêndio, incluindo Coimbra e Viseu, que têm três fogos ativos, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o instituto, em causa estão mais de 70 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu, Aveiro, Porto, Braga, Vila Real e Bragança. 

O IPMA colocou ainda em risco 'muito elevado' e 'elevado' de incêndio vários concelhos de quase todos os distritos do continente (18). O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o 'reduzido' e o 'máximo'. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas. Às 06h30, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) dava conta de oito incêndios em curso, três em resolução e 18 em fase de conclusão.

De acordo com a ANPC, às 06h30, o incêndio na localidade de Castanheira, na freguesia de Fajão e Vidual, no concelho de Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, e que já passou para o concelho de Arganil, era o que mais meios mobilizava. Este fogo, com uma frente ativa, deflagrou na sexta-feira à noite e está a ser combatido por 622 operacionais, com o auxílio de 186 veículos. O incêndio, que levou a ativar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil da Pampilhosa da Serra e Arganil, causou ainda o corte de vias, nomeadamente da EN 344, EM 508, EM 544, EM 547 e EM 14-0, de acordo com o portal da ANPC. 

Por dominar estavam também às 06h30 dois incêndios no distrito de Viseu, um na localidade de Sernadinha, freguesia de Manhouce, concelho de São Pedro do Sul, que mobilizava 131 operacionais, com o apoio de 39 veículos, e outro em Vitoreira, freguesia do Cabril, concelho de Castro Daire, com 116 operacionais, com o apoio de 34 veículos. Às 06h30, a ANPC indicava que a entrada na fase de resolução do incêndio que deflagrou na localidade de Lapa do Lobo, concelho de Nelas, no distrito de Viseu, que conta no terreno com 142 operacionais, com o apoio de 38 veículos. 

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, apresentando-se geralmente muito nublado e com neblina ou nevoeiro no litoral oeste até meio da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira e vento em geral fraco do quadrante leste, tornando-se temporariamente do quadrante oeste durante a tarde. No que diz respeito às temperaturas, as mínimas vão variar entre 07 graus Celsius (em Bragança) e os 20 (em Portalegre) e as máximas entre 21 (em Viana do Castelo) e 34 (em Santarém).

Fonte: Correio da manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário