Liga dos Bombeiros Preocupada com Redução de Meios de Combate - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Liga dos Bombeiros Preocupada com Redução de Meios de Combate


A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) manifestou  "a sua preocupação" quanto à "redução de meios" de combate a incêndios florestais, com o fim da fase 'Charlie', a mais crítica, face ao "risco significativo" devido às temperaturas elevadas.

Numa nota à comunicação social, a LBP refere que, na transição da fase 'Charlie', que terminou no sábado, para a fase 'Delta', a menos crítica e que começou hoje, houve "uma redução de meios que, nalguns distritos, pode chegar a mais de 85 por cento".

Segundo a LBP, a continuação de temperaturas elevadas e os "níveis de risco significativo" aconselham a que a diminuição de meios de combate não exceda os 40 por cento.

A fase 'Charlie', a época mais crítica em incêndios florestais, terminou no sábado com mais de 230 mil hectares de área ardida, a maior da última década e a terceira desde que há registos, e a morte de 64 pessoas em Pedrógão Grande.

Durante esta fase, em que o dispositivo está na sua máxima força, estiveram envolvidos 9.740 operacionais e 2.065 viaturas, apoiados por 48 meios aéreos e 236 postos de vigia da responsabilidade da GNR.

Os meios de combate foram reduzidos a partir de hoje com a entrada da fase 'Delta', que termina a 31 de outubro, mobilizando 5.518 elementos e até 1.307 veículos.

Nesta fase, os meios aéreos são 22 até 5 de outubro, 18 até 15 de outubro e dois até 31 de outubro, podendo ser reforçados até um máximo de oito, sendo seis da frota do Estado.

Fonte: Noticias ao Minuto

Sem comentários:

Enviar um comentário