Os dois candidatos à presidência da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), cujas eleições se realizam no final do mês de outubro, defendem uma estrutura de comando dos bombeiros independente da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).
As eleições para os órgãos sociais da LBP realizam-se durante o 43.º congresso nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses, que vai decorrer entre 27 e 29 de outubro, em Fafe, sendo candidatos à presidência o atual presidente, Jaime Marta Soares, e o comandante do quadro de honra José Barreira Abrantes.
Jaime Marta Soares, que vai divulgar o programa da sua recandidatura no domingo, apresenta uma candidatura com o mesmo lema com que se apresentou e venceu os dois mandatos anteriores "Pelos Bombeiros, Por Portugal".
Em comunicado, a candidatura de Jaime Marta Soares refere que a sua principal proposta passa pela "exigência de um comando dos bombeiros autónomo e independente da Autoridade Nacional de Proteção Civil".
O comandante do quadro de honra José Barreira Abrantes já apresentou a sua candidatura à presidência da LBP, destacando a urgência de realizar "justas e qualificadas mudanças no setor da proteção e socorro em Portugal".
Nesse sentido, defende também uma autonomia face à ANPC ao exigir a criação de uma nova direção nacional de bombeiros, que incorpore o organigrama operacional da estrutura de comando dos bombeiros e que "não subalternize a figura do comandante enquanto único responsável pelas intervenções do respetivo corpo de bombeiros"
José Barreira Abrantes considera que a direção nacional de bombeiros deve ser independente da ANPC, dotada de património próprio, autonomia jurídica e financeira e que disponha de um quadro claro de competências no âmbito do financiamento dos corpos de bombeiros.
Fonte: Noticias ao Minuto
Sem comentários:
Enviar um comentário