Treze elementos da Associação Humanitária dos Bombeiros de Salvaterra de Magos pagaram, do próprio bolso, cerca de 900 euros em formação para poderem assegurar o serviço INEM em Salvaterra de Magos.
Os voluntários em causa esteve a formação de tripulante de ambulância certificada pelo INEM, imprescindível para os operacionais poderem tripular a ambulância que o INEM colocou no Posto de Emergência Médica dos Bombeiros que serve todo o concelho de Salvaterra.
A revelação feita na comemoração dos 80 aos da associação, uma cerimónia realizada este sábado, 17 de outubro, e que contou com mais de 250 convidados
“Estes voluntários sacrificaram o seu orçamento familiar, com muita dificuldade, alguns recorreram a ajudas para pagar a formação porque a associação não podia suportar este custo. Foi iniciativa deles e nós reconhecemos como um ato louvável muito importante para o bom serviço de socorro às populações”, explicou o comandante da corporação, Paulo Dionísio emocionado com a atitude dos seus voluntários, na maioria jovens com elevado potencial para assegurar as funções exigidas a um tripulante de ambulância INEM.
O Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, condecorou os 13 bombeiros pelos serviços distintos com a medalha Grau Cobre da Liga. “É uma atitude exemplar e louvável que queremos aqui saudar com um reconhecimento profundo a todas estas mulheres e homens que prestam um serviço único às suas comunidades”, disse o presidente da Liga.
Jaime Marta Soares elogiou o envolvimento da população, das empresas e das autarquias na vida do corpo de bombeiros durante uma cerimónia que distinguiu autarcas, empresários e os bombeiros com mais de 5 anos de atividade.
O Chefe João Aleluia foi reconhecido por 48 anos de dedicação aos bombeiros de Salvaterra no momento mais emotivo da tarde com uma longa ovação e muita comoção entre os presentes. João Aleluia recebeu o crachá de ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses que distingue voluntários com mais de 35 anos de serviço. O bombeiro de 2ª, António Ventura, com 36 anos dedicados aos bombeiros e o bombeiro de 2ª Luís Silva, com 42 anos de serviço, receberam a mesma distinção.
O presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos entregou ao Presidente da Direção, Alírio Belchior, e a uma jovem infante com apenas 7 anos, uma peça artesanal como motivos alusivos ao concelho e ao trabalho dos bombeiros. “É um singelo reconhecimento pelos bons serviços prestados aos munícipes”, explicou Hélder Esménio.
O autarca garantiu que quer melhorar o apoio do município e contemplar algumas das reivindicações feitas pelo comandante dos bombeiros que gostaria de ter apoios semelhantes aos que municípios vizinhos dão aos seus bombeiros na área da formação, apoio logístico e financeiro. “Não iremos conseguir responder a todos os pedidos, mas iremos apoiar no que pudermos esta associação e os seus bombeiros”, conclui Hélder Esménio.
Fonte: Rede Regional
Sem comentários:
Enviar um comentário