A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Abrantes, enquanto entidade formadora certificada assinou um protocolo com o Instituto de Emprego e Formação Profissional de Abrantes e o Instituto Vaz Serra, em Cernache do Bonjardim (ambos Centro Qualifica) com o objetivo de certificar profissionalmente os Bombeiros do Médio Tejo ou de outras regiões do país que pretendam obter a ‘Carteira Profissional de Bombeiro’, com reconhecimento europeu.
O primeiro grupo de Bombeiros a ser certificado inicia o processo no próximo dia 16 de outubro, nos Bombeiros de Abrantes e é constituído por bombeiros de Abrantes, Sardoal e Bucelas. Quem quiser ainda se pode inscrever nesta sessão.
O projeto desenvolve-se no âmbito do sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) do referencial de Bombeiro (nível 2).
Os Bombeiros interessados em obter a Carteira Profissional de Bombeiro terão de preencher uma ficha de inscrição, apresentar os dados do Cartão de Cidadão, o Certificado de Habilitações e o seu Currículo. As habilitações mínimas para frequentar este RVCC são o 9º ano.
Após a primeira sessão os formandos terão de apresentar todos os certificados comprovativos das formações que foram fazendo ao longo da sua carreira de Bombeiro que irão ser submetidos à análise de quatro formadores profissionais, os quais, para além de reconhecer e validar as competências operacionais dos Bombeiros poderão dar a formação necessária para completar o referencial do processo.
Esses avaliadores/formadores são: Adelino Gomes, comandante dos Bombeiros Voluntários de Constância;Carlos Gonçalves, comandante dos Bombeiros Municipais de Tomar; Guilherme Isidro, comandante dos Bombeiros Voluntários de Ourém, ex-2º comandante da Força Especial de Bombeiros (FEB); Cristina Almeida, oficial-bombeira dos Bombeiros Voluntários de Bucelas, licenciada em Psicologia, pós-graduada em Recursos Humanos.
O processo de RVCC já foi feito pela Escola Nacional de Bombeiros em 2012, mas com extinção dos Centros de Novas Oportunidades não foi concluído, ficando muitos bombeiros por certificar.
Fonte: Medio tejo
Sem comentários:
Enviar um comentário