Portugueses Partem para o México para Ajudar nas Buscas - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Portugueses Partem para o México para Ajudar nas Buscas


Nuno Vieira e Marco Saraiva e cães Koi e Yuki partem esta quinta-feira para o México para ajudar nas missões de salvamento na sequência do sismo que na terça-feira abalou o centro do país.

Nuno e Marco são de Braga, apaixonados por cães e pela vida e integram uma equipa de resgate que, mais uma vez, fez as malas mal soou o alarme. São voluntários na ONG espanhola Unidade Canina de Regaste e Salvamento K9 de Creixell, que agrega pessoas de diferentes partes do Mundo para ajudar em missões de salvamento locais, na região da Catalunha, e internacionais. Treinador de cães, Nuno foi convidado para a organização para participar nos trabalhos de campo.

Com participação em missões de salvamento em países como o Nepal, a Turquia, a Indonésia e o Haiti, estes quatro voluntários, juntamente com uma equipa constituída por mais sete pessoas e seis cães, prosseguem caminho para o México, onde as buscas nos escombros deixados pelo sismo de magnitude 7,1 decorrem noite e dia, em contrarrelógio, na esperança de resgatar pessoas com vida. Especialistas em vida, Koi e Yuki estão preparados para detetar sobreviventes sob as ruínas. Assinalam uma pessoa viva ladrando e um corpo raspando o terreno.

As duas duplas são já veteranas destas missões, onde dormem "onde calhar. Em tendas, no chão, na lama... não é isso que importa". Mas todos os desastres são diferentes e tudo muda. "Estou ansioso. Achamos que nos habituamos a fazer estas coisas, mas nunca nos conseguimos habituar", diz Nuno. Ainda que o terramoto de terça-feira tenha afetado seis regiões do país, a que mais necessita de ajuda é a capital e é para lá que a equipa se dirige esta quinta-feira à noite, "sem expectativas e sem previsões", mas sempre com esperança de que tudo corra pelo melhor.

Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário