INEM Renova 37 Ambulâncias e Cria Três Novos Postos de Emergência Médica - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

INEM Renova 37 Ambulâncias e Cria Três Novos Postos de Emergência Médica


O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) assinou hoje um conjunto de protocolos que se destinam a renovar a frota de ambulâncias colocadas em Postos de Emergência Médica (PEM). Na mesma cerimónia, o INEM procedeu à criação de três novos PEM em Carcavelos e São Domingos de Rana, Lordelo e Trafaria. O objetivo é melhorar as condições de operacionalidade do Sistema Integrado de Emergência Médica e reforçar a sua capacidade de resposta aos pedidos de ajuda recebidos através do Número Europeu de Emergência – 112.

Os PEM funcionam em Corpos de Bombeiros ou Delegações da Cruz Vermelha Portuguesa que têm protocolo com o INEM para dar resposta a emergências médicas pré-hospitalares. Para o efeito dispõem de uma ambulância de socorro do Instituto, disponível 24 horas por dia para atender aos pedidos de ajuda de quem liga 112.

Atualmente o INEM tem 316 ambulâncias em funcionamento em PEM, apresentado a frota necessidade de renovação. Deste modo, o INEM vai proceder em 2017 à assinatura de 41 protocolos com Corpos de Bombeiros para a aquisição de outras tantas ambulâncias de socorro, substituindo as ambulâncias mais antigas. Recorde-se que este processo iniciou no passado mês de julho com a renovação das Ambulâncias dos Corpos de Bombeiros de Figueiró dos Vinhos e Góis.

O plano do INEM para a renovação da frota de ambulâncias dos PEM prevê ainda que se proceda à substituição de 75 ambulâncias em cada ano entre 2018 e 2021, altura em que a frota de ambulâncias se encontrará totalmente renovada. O INEM pagará uma verba de 50 mil euros para a aquisição, manutenção e seguro de cada uma das ambulâncias. E a partir do primeiro ano de vida irá igualmente subsidiar as despesas de manutenção, reparações e seguro.

As 37 entidades com as quais o INEM assinou protocolo para renovação das ambulâncias segundo esta nova metodologia são as seguintes:

BV CADAVAL; BM ALCANENA; BV SINTRA; BV MOREIRA DA MAIA; BV BARREIRO; BV BELMONTE; BV ANSIÃO; BV BELAS; BV PONTE DA BARCA; BV LEÇA DO BALIO; BV ALCOENTRE; BV OLIVEIRA DE AZEMÉIS; BV CELORICO DE BASTO; BV CELORICO DA BEIRA; BV ALVERCA; BV CANTANHEDE; BV MONCORVO; BV CALDAS DA RAINHA; BV RIO MAIOR; CBS GAIA; BV SATÃO; BV BARCARENA; BV PINHAL NOVO; BV AVINTES; BV VILA FRANCA DE XIRA; BV SÃO JOÃO DA PESQUEIRA; BV PENELA; BV BATALHA; BV FUNDÃO; BV ÁGUEDA; BV AVEIROS VELHOS; BV PORTO; BV PAÇOS DE FERREIRA; BV MONCHIQUE; BV REBORDOSA; BV MONÇÃO; BV ARRUDA DOS VINHOS

Na mesma cerimónia, o INEM assinou três protocolos para constituição de novos Postos de Emergência Médica. As novas Ambulâncias destinam-se a reforçar a capacidade de resposta do Sistema Integrado de Emergência Médica às necessidades de cuidados pré-hospitalares da população, potencializando a assistência médica pré-hospitalar a situações de acidente ou doença súbita.

O INEM recorda que o plano de criação de novos PEM em 2017 prevê:

criar novos PEM em todos os concelhos de Portugal Continental, processo que foi completado no passado dia 27 de julho de 2017. O INEM criou, em 2017, 21 Postos de Emergência Médica em todos os concelhos onde ainda não existia Ambulância do INEM, capacitando os 278 concelhos de Portugal Continental com uma Ambulância do Instituto.

criar quatro novos PEM em concelhos onde, embora já exista Ambulância do INEM, é necessário reforçar a capacidade de resposta do Sistema Integrado de Emergência Médica. Depois de no passado dia 31 de agosto de 2017 a Delegação de Coimbra da Cruz Vermelha Portuguesa se ter tornado PEM, foi a vez de hoje, os Corpos de Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana, Lordelo e Trafaria firmarem os acordos que dão por alcançado mais este objetivo do Instituto.

Com estas iniciativas, o INEM permite que em 2017, 25 novas Ambulâncias iniciem atividade e 41 Ambulâncias sejam renovadas, colocando ao serviço do país um total de 66 novos meios. O investimento a realizar pelo INEM em 2017 na subsidiação da aquisição destas novas Ambulâncias é estimado em 3,5 milhões de euros.

INEM

Sem comentários:

Enviar um comentário