Quinta-feira foi o dia do ano com mais incêndios em Portugal - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Quinta-feira foi o dia do ano com mais incêndios em Portugal


Quase uma dezena de meios aéreos foram mobilizados, esta sexta-feira, para o combate aos incêndios nos distritos de Santarém e Setúbal, anunciou Patrícia Gaspar, da Proteção Civi.

"Ontem [quinta-feira] voltámos a ultrapassar as 200 ocorrências diárias, que passou a ser, desde dia 1 de janeiro, o dia com maior número de incêndios, tendo-se registado um total de 215 ocorrências", adiantou a adjunta nacional de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Das 215 ocorrências registadas na quinta-feira, 45 foram no distrito do Porto, 26 em Coimbra, 24 em Braga e 19 em Lisboa.

"Destas 215 ocorrências, apenas o incêndio de Setúbal não foi dominado durante o dia de ontem [quinta-feira]. Foi possível dominar todas as ocorrências que se iniciaram ontem e as que vinham do dia anterior [quarta-feira]", explicou.

De acordo com Patrícia Gaspar, na quinta-feira estiveram mobilizados no combate aos incêndios, um total de 5385 operacionais, 1451 veículos e 97 meios aéreos.

Neste momento (cerca das 9 horas), os incêndios que mais preocupavam eram o de Abrantes, onde na quinta-feira estiveram aldeias em risco, obrigando à retirada de pessoas, e de Setúbal, adiantou Patrícia Gaspar no 'briefing' na sede da ANPC em Carnaxide.

"Desde as 00:00 de hoje já registamos um total de 43 ocorrências no período noturno. Hoje de manhã temos oito ocorrências, destas apenas duas assumem maior expressão: O incêndio no concelho de Abrantes, distrito de Santarém, e o de Grândola, Setúbal", disse.

O incêndio, que deflagrou às 18.14 horas de quarta-feira na localidade de Aldeia do Mato, freguesia de Aldeia do Mato e Souto, concelho de Abrantes, distrito de Santarém, tem três frentes ativas e está a ser combatido por 731 operacionais, com o apoio de 240 meios terrestres.

"Vão ser acionados oito meios aéreos para este fogo, dos quais dois "Canadair" portugueses, dois espanhóis, um de Marrocos, dois aviões anfíbios e helicópteros, avançou a adjunta nacional de operações da ANPC.

Segundo a Proteção Civil, devido ao incêndio, estão cortadas as Estradas Municipais 358, 544,1212-1.

Por dominar, às 9 horas estava também o incêndio que deflagrou às 15.07 horas de quinta-feira nas freguesias de Azinheira dos Barros e São Mamede do Sádão, no concelho de Grândola, distrito de Setúbal.

Este fogo tem duas frentes ativas e mobilizava 228 operacionais, com o auxílio de 74 veículos e vão ser acionados helicópteros para apoiar o combate.

"Vamos manter os reforços nos teatros de operações: 26 grupos de reforços dos corpos de bombeiros, dois aviões Canadair de Espanha, um de Marrocos e oito pelotões de militares", adiantou.

Patrícia Gaspar disse ainda que vai ser mantido o alerta laranja para os 18 distritos de Portugal continental, uma vez que a previsão meteorológica para esta sexta-feira aponta para temperaturas elevadas e vento.

"Para hoje, espera-se um cenário semelhante ao de ontem. Temperaturas muito altas no Alentejo e Vale do Tejo, esperando-se máximas de 39 graus em alguns locais. Vento com possibilidade de rajadas nas terras altas e índices de humidade reduzida", disse.

A responsável acrescentou que durante esta sexta-feira vão ser contabilizados os danos dos incêndios, e adiantou que terão ardido alguns barracões, anexos e casas de arrumos, no fogo de Abrantes.

Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário