Nada pára o fogo no Fundão. "Está a espalhar-se por uma área com várias localidades" - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Nada pára o fogo no Fundão. "Está a espalhar-se por uma área com várias localidades"


O incêndio que afecta a Serra da Gardunha, concelho do Fundão, continua esta terça-feira de manhã a avançar "com muita intensidade, numa área gigante", havendo várias aldeias na linha do fogo e alguns pomares de cereja ameaçados, diz o presidente da Câmara.

O incêndio, que começou em Louriçal do Campo (Castelo Branco) no domingo, e que alastrou, ao meio da tarde desse dia, ao território do Fundão, "continua a lavrar com muita intensidade", com "frentes descontroladas", descreve Paulo Fernandes à agência Lusa.

De manhã, os operacionais estavam a tentar "atacar algumas dessas frentes", aproveitando a descida da temperatura, mas "a situação continua muito grave e as chamas muito fortes".

"Há várias aldeias na linha do fogo: Alcongosta, Souto da Casa, Alpedrinha e depois, dentro de Souto da Casa, que é sede de freguesia, há várias anexas que podem estar também em perigo", refere ainda o autarca, frisando que "o fogo está a espalhar-se por uma área muito grande com várias localidades".

Até ao momento, há uma casa de primeira habitação afectada pelas chamas e "várias casas de segunda habitação, em Castelo Novo e Alpedrinha", com algumas a ficarem "inabitáveis".

Alguns pomares de cereja – produto com grande impacto na economia local – “estão a ser afectados pelas chamas, mas ainda não é em grande quantidade".

No entanto, o fogo "está-se a aproximar" de uma zona de pomares, estando os bombeiros a tentar impedir que lá cheguem.

De acordo com Paulo Fernandes, os quatro bombeiros que sofreram ferimentos ligeiros durante a noite já tiveram alta.

Ao princípio da noite de segunda-feira, a Câmara Municipal do Fundão accionou o Plano de Emergência Municipal. São já seis os planos municipais de emergência accionados por causa dos incêndios dos últimos dias.

Segundo a página da Protecção Civil na internet, o incêndio que afecta o concelho do Fundão mobilizava, às 10h45, 335 operacionais, 98 meios terrestres e seis meios aéreos.

Renascença

Sem comentários:

Enviar um comentário