INEM Atribui Ambulância à Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Coimbra - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

INEM Atribui Ambulância à Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Coimbra


O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) assina amanhã com a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) – Delegação de Coimbra, um protocolo para constituição de um novo Posto de Emergência Médica (PEM). A partir desta data, a CVP – Delegação de Coimbra inicia o processo conducente à operacionalização de uma Ambulância de Socorro do INEM que se destina a prestar cuidados de saúde pré-hospitalares à população.

 Num esforço conjunto entre o INEM e a CVP, esta nova Ambulância vai permitir reforçar a resposta do Sistema Integrado de Emergência Médica aos pedidos de ajuda recebidos via Número Europeu de Emergência – 112.

As Ambulâncias de Socorro são destinadas à estabilização e transporte de doentes que necessitem de assistência durante o transporte até às unidades de saúde. A tripulação – que será disponibilizada pela CVP – e os equipamentos destas Ambulâncias permitem a aplicação de medidas de Suporte Básico de Vida. Estão também equipadas com Desfibrilhador Automático Externo, um importante recurso para a assistência a vítimas de paragem cardiorrespiratória.

Trata-se, assim, de uma importante iniciativa do INEM e que obedece também ao novo modelo de aquisição de ambulâncias proposto pelo Instituto: ao invés de ser o INEM a comprá-la, a ambulância será adquirida diretamente pela CVP. O INEM pagará uma verba de 50 mil euros para a aquisição, manutenção e seguro da Ambulância. E a partir do primeiro ano de vida irá igualmente subsidiar as despesas de manutenção, reparações e seguro.


O INEM recorda que o seu plano de criação de novos PEM em 2017 prevê:
criar novos PEM em todos os concelhos de Portugal Continental
Processo completado no passado dia 27 de julho de 2017. O INEM criou 19 Postos de Emergência Médica em todos os concelhos onde ainda não existia Ambulância do INEM, capacitando os 278 concelhos de Portugal Continental com uma Ambulância do Instituto.

criar novos PEM em concelhos onde, embora já exista Ambulância do INEM, é necessário reforçar a capacidade de resposta do Sistema Integrado de Emergência Médica
O plano prevê a criação de mais quatro novos PEM em 2017. Amanhã, o INEM assina com a CVP – Delegação de Coimbra o primeiro destes quatro protocolos.

Através do Número Europeu de Emergência – 112, os cidadãos que se encontrem em Portugal Continental podem aceder a uma resposta na área da emergência médica que é de qualidade e que pode fazer toda a diferença. Em caso de emergência médica, devem ligar 112 e colaborar com os serviços de emergência, respondendo às perguntas que lhes são colocadas.

A cerimónia de assinatura do protocolo entre o INEM e a CVP – Delegação de Coimbra tem lugar amanhã, dia 31 de agosto, às 15h00, na Sede Nacional da CVP.

Fonte: INEM

Sem comentários:

Enviar um comentário