GIPS da GNR, 97,11% Sucesso em Missões de Ataque Inicial - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 20 de agosto de 2017

GIPS da GNR, 97,11% Sucesso em Missões de Ataque Inicial


O GIPS dispõe de 598 militares e de 22 Centros de Meios Aéreos dispersos pelo território nacional. 

Estes militares, têm como missão específica a execução de ações de prevenção e de intervenção de primeira linha, em todo o território nacional, em situação de emergência de proteção e socorro, designadamente nas ocorrências de incêndios florestais. A sua intervenção de combate a incêndios florestais, que se caracteriza pelo seu elevado grau de prontidão, mobilidade e flexibilidade, realiza-se nas vertentes helitransportada e terrestre.

Na vertente helitransportada, os militares do GIPS efetuam a primeira intervenção em incêndios nascentes, para tal deslocando-se em helicóptero para o local do incêndio, até dois minutos após ser conhecida esta localização. Esta intervenção é realizada em equipa constituída por cinco a oito militares, equipados com material sapador para efetuar combate direto. 

Na vertente terrestre, a intervenção é realizada por uma equipa, de quatro militares, que se desloca com uma viatura ligeira de combate a incêndios florestais, com capacidade de 500 litros de água. À semelhança da equipa helitransportada, também estes militares estão equipados com material sapador para combate direto e ainda para combate indireto. Em regra, estas equipas de intervenção terrestre são empenhadas em ações de primeira intervenção em incêndios nascentes, em apoio à equipa helitransportada. Porém, quando solicitado, podem ser empenhadas em ataque ampliado em incêndios de maiores dimensões.

Para além do combate a incêndios, estes militares têm ainda um papel preponderante na defesa da floresta contra incêndios, através das suas ações de prevenção e sensibilização dirigidas à comunidade, e na realização de patrulhamento e fiscalização em espaços rurais ou florestais.

Em 2017, os nossos militares do GIPS realizaram 2415 missões helitransportadas, com um empenhamento total de 2312 horas de missão. Destas missões, 2032 foram de ataque inicial, com uma percentagem de sucesso de 97,11%, e 383 de ataque ampliado. Foram ainda realizadas 210 missões de ataque ampliado por via terrestre.

Guarda Nacional Republicana 

Sem comentários:

Enviar um comentário