Suspeito de Incêndios na Madeira Condenado a Três Anos de Prisão Efetiva VIDA DE BOMBEIRO: Fogo dá 48 Milhões a Privados

domingo, 20 de agosto de 2017

Fogo dá 48 Milhões a Privados


"A indústria do fogo dá dinheiro a muita gente." A frase foi dita pelo secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, na Assembleia da República, quando as chamas lavravam em força no Norte e Centro do País. 

O governante não entrou em pormenores, mas a informação disponível revela que só o maior "operador neste mercado" recebeu mais de 48 milhões de euros apenas em 2015. De acordo com o portal Base do Governo – onde estão publicados os contratos por ajuste direto feitos entre o Estado e entidades privadas, a empresa Everjets adquirida pelo dono da BragaParques, Domingos Névoa, em fevereiro do ano passado, já depois de o contrato estar assinado –, o valor do negócio ascende aos 48,127 milhões de euros para operar e manter os helicópteros pesados ao serviço da Autoridade Nacional de Proteção Civil durante quatro anos. 

Recorde-se que a adjudicação foi assinada pelo presidente da ANPC em dezembro de 2014, entrou em vigor em 2015, e que a Everjets apresentou o valor mais baixo entre as empresas que se apresentaram a concurso. O negócio chegou a ser alvo de investigação por parte do Departamento Central de Investigação e Ação Penal e da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. Este valor deixa de fora, por exemplo, situações como a ocorrida em abril deste ano. Deveriam estar disponíveis seis helicópteros pesados (vulgarmente conhecidos por Kamov) para combater fogos, mas um caiu e dois estão avariados. 

O mesmo secretário de Estado garantiu na altura que "já foi discutido em sede de Orçamento de Estado na Assembleia da República" a dotação orçamental para a reparação, com mais custos para o erário público. Estes helicópteros só deverão voltar a operar em 2017.

Fonte: Correio da Manhã
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário

2015 Copyright – Todos os Direitos Reservados : VIDA DE BOMBEIRO