Cubo de Água Pode Ser Próxima Arma no Combate às Chamas - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Cubo de Água Pode Ser Próxima Arma no Combate às Chamas


Uma empresa de Castelo Branco e uma parceira alemã querem produzir em Portugal um novo sistema de combate aos fogos florestais à base de um cubo de água com uma carga explosiva, foi hoje anunciado.

O desenvolvimento do projeto, intitulado "CWFS -- Parar os incêndios em Portugal", poderá "mudar o paradigma do combate aos incêndios nos próximos anos", disse à agência Lusa o responsável da PROCIFISC, Filipe Lourenço.

O empresário português e o alemão Herbert Schmidt, responsável da empresa Schmidt - Brandschutz & Löschtechnik e que em 2006 criou o sistema, patenteado em 38 países, incluindo Portugal, fizeram hoje a sua apresentação, em Castelo Branco.

"Serão cubos de água com uma pequena carga explosiva", um método testado em laboratório que "é oito vezes mais eficaz" do que o trabalho habitualmente realizado por meios aéreos, que lançam água para debelar os incêndios florestais, disse Filipe Lourenço.

Igualmente atirados por aviões ou helicópteros sobre as chamas, os cubos com água são desintegrados pela "pequena carga explosiva" ao chegar ao solo, enquanto "milhões de gotas de água" se disseminam em redor, sublinhou.

"Uma pequena quantidade de água, num cubo de plástico, consegue apagar um incêndio com mais eficácia", referiu, explicando que o próprio recipiente se desintegra com a detonação do explosivo.

Herbert Schmidt registou a patente do novo método também em Portugal, onde caducou no ano passado.

"Mas a patente pode ser reactivada pelo inventor do produto", realçou à Lusa o engenheiro Filipe Lourenço, gerente da PROCIFISC, com sede em Castelo Branco, que há 11 anos presta serviços na área da construção civil em vários países.

O empresário salientou, por outro lado, que a União Europeia disponibiliza apoios financeiros dos fundos estruturais para "patentear este tipo de protótipos".

Através de uma "parceria estratégica", as duas empresas pretendem reactivar o registo, avançando com uma candidatura aos fundos europeus, e planeiam montar em Portugal uma fábrica para produção e comercialização do sistema, o que permitirá criar "alguns empregos".

A PROCIFISC é uma empresa de consultoria, engenharia e arquitectura, onde trabalham 10 pessoas que desenvolvem projectos em áreas como turismo, saúde, comércio, indústria e habitação. 

Fonte: Sabado.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário